Anta Esfolada (D&D 5ª ed) - Bestiário Tropical pag. 029

É um animal grande e pesado, com a altura de um humano adulto e quase 3 metros de comprimento. A criatura tem uma pequena tromba na ponta do focinho, mas é não grande o bastante para que ela possa usar para agarrar algo. Seu corpo está carne viva; quase toda a sua pele parece ter sido arrancada recentemente, de modo que ela sangra bastante, deixando poças de sangue por onde passa. Seu olho, sem pálpebras, não pisca, mas chora sangue continuamente. Ela grita de forma agonizante, furiosa e enlouquecida.


Reza a lenda que havia um espírito protetor da natureza com a forma de uma anta, que vivia livre e era muito difícil de atingir. Um dia, um caçador conseguiu captura-la em uma armadilha e, acreditando tê-la matado, resolveu arrancar seu couro encantado, sem perceber que a criatura ainda estava viva. Ao fazer o primeiro corte na pele, a criatura se reergueu e tentou fugir, mas o caçador não soltou o couro, de forma que ela acabou por tendo toda a pele arrancada enquanto se debatia e corria. Depois disso, o espírito enlouqueceu. A dor e ódio a consumiram e ela passou a perseguir e despedaçar os mortais pelo que fizeram a ela, habitando margens de rios, matas ciliares e campos próximos.


Múltiplas criaturas. A depender do cenário, a anta original pode ter se multiplicado magicamente, criando várias iguais de si, ou ser apenas uma.


Couro encantado. Diz a lenda que a Anta Esfolada busca encontrar sua pele, que teria sido enterrado na beira de um rio, ninguém sabe onde. Dizem que esse couro possui propriedades mágicas.


Anta Esfolada

Ínfero grande, caótico e mau

 

Classe de Armadura: 14 (armadura natural)

Pontos de vida: 59 (7d10 + 21)

Deslocamento: 15 m, natação 12 m

 

FOR DES CON INT SAB CAR

21 (+5) 17 (+3) 17 (+3) 6 (-2) 12 (+1) 8 (-1)

 

Resistência a Danos: Elétrico, ígneo, gélido; contundente, cortante e perfurante de ataques não mágicos que não sejam feitos com armas de prata.

Imunidade a Danos: Venenoso

Imunidade a Condições: Envenenado

Sentidos: Visão no escuro 36 m, Percepção passiva 11

Idiomas: Entende infernal ou abissal, mas não pode falar.

Desafio: 4 (1.100 XP)

 

Imortalidade Amaldiçoada. Qualquer dano que levar a Anta Esfolada 0 pontos de vida que não seja radiante ou feito com uma arma de prata, não a mata, apenas a deixa inconsciente e estável.

Depois de 5 minutos, ela recupera 3d8 pontos de vida e fica consciente.


Olfato Apurado. Esta criatura tem vantagem em testes de Sabedoria (Percepção) que dependam do olfato.


Repelir Projéteis. A Anta Esfolada recebe +4 de bônus na CA contra ataques feitos com armas não mágicas de ataque à distancia.

 

Ações:


Mordida. Arma de Combate Corpo a Corpo: +7 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 9 (ld8 +5) ponto de dano perfurante mais 5 (2d4) pontos de dano ácido.

 

Adapte a Anta Esfolada para outros sistemas com nosso Grimório

 

Imagem: Júlia GMA


Fontes de pesquisa:


ALVES, Januária. Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro. 1ª Edição. São Paulo: FTD - SESC Edições, 2017.


AZEVEDO, Karla Isabella Brito de Souza. Entre a Anta e a Cruz: história e memória da cidade de Nova Cruz-RN. 2005. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


CASCUDO, Luís da Câmara. Geografia dos Mitos. 1ª ed. São Paulo: Global editora. 2012.


LIMA, Diógenes da Cunha. A lenda de Nova Cruz: a anta esfolada. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Natal, n. 70, p. 31-32, 1980.

536 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo