top of page

As Aventuras de Tibor Lobato - Inspirações p/ sua Crônica pag. 004

Antes de mais nada: Tibor Lobato não é um derivado do Sítio do Pica-Pau Amarelo!


Inocentes e instigantes, as histórias de Tibor, sua irmã Sátir e seu amigo Rurique são sobre adolescentes tentando sobreviver à maldita quaresma, período de 40 dias entre o carnaval e a páscoa, considerado assombrado pelo folclore brasileiro. Ainda assim, são histórias sobre jovens adolescentes vivendo aventuras na casa de sua avó, que mora no interior, em uma região de fazendas e assombrações, o que lembra um pouco as aventuras de Pedrinho, Narizinho e Emília, mas com um tom bastante diferente.


A série possui 3 livros, além de um spin-off (Missão Carbúnculo), que aprofunda mais o cenário, mas não é obrigatório, nem retrata a história dos irmãos Lobato. É importante ressaltar que o autor, Gustavo Rosseb, não tentou ser religiosamente fiel às lendas e mitos do folclore brasileiro e deu seu toque pessoal, misturando elementos europeus e até outros criados por ele. O estilo da história lembra bastante a saga "As Crônicas dos Kane", do autor estadunidense Rick Riordan.


Ué, mas Lobato não foi o cara que... Sim, mas essa série de livros não faz, em nenhum momento, referência ao Sítio do Pica-Pau Amarelo e seu o estilo é bem diferente. Também não há nenhuma referência ao modo de escrita de Monteiro Lobato, envolvido em diversas polêmicas sobre o racismo de suas obras. Além de um tom mais moderno do que as narrativas do Sítio (escritas nos anos 20 e 30), esses livros são um pouco menos infantis e mais um pouco mais sombrios, além de abordar, mesmo que bem superficialmente, temáticas LGBT e sobre a escravidão no Brasil.


Rosseb redesenha o narrativas populares tradicionais, sem se importar em misturar lendas brasileiras de diferentes localidades (nordestinas, paulistas, sulistas...), utilizando ampla variedade de personagens folclóricos e transportando seu leitor para seus sete (ou seriam oito?) vilarejos, para explorar uma criativa visão das nossas histórias brasileiras de quaresmas, lobisomens e visagens.


Bastante indicado para adolescentes e pré-adolescentes, mas também para todos os que gostam de histórias leves e com certo saudosismo de uma infância de fazenda, "As Aventuras de Tibor Lobato" serão uma ótima leitura e uma boa inspiração para sua crônica.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page