Bernúncia (D&D 5ª ed) - Bestiário Tropical pag. 025

Essa criatura possui o corpo de serpente, cabeça de dragão e a boca de baleia. Seus olhos são esbugalhados e seu corpo possui saias vivas, que balançam quando ela se movimenta pelo ar, exatamente como fariam se estivesse nadando na água.


Bernúncias são dragões nativos das profundezas, do mar, mas que também podem habitar cavernas no alto de montanhas e serras. Embora sejam sempre coloridas, não há um padrão para suas cores. As adultas atingem de 5 a 10 metros de comprimento e podem até pesar 2 toneladas. Bernúncias anciãs ultrapassam muito esse tamanho e peso.


Essas criaturas são a encarnação da fome sem fim. Podem hibernar durante longos períodos, mas quando acordam, vivem apenas em função de comer, consumindo tudo o que encontram pelo caminho, embora prefiram se alimentar de pessoas vivas. Podem comer, em minutos, todos os animais de uma fazenda ou o estoque de cereais de uma cidade, mas sempre irão preferir consumir pessoas vivas.


Menos inteligentes do que a maioria dos dragões, muitas pessoas foram capazes de domesticar essas criaturas, quando são capturadas ainda filhotes, usando-as como arma de guerra e até mantendo-as em coleiras, o que acarreta altíssimos custos de alimentação.


Gestação. Diferente de outros dragões, bernúncias geram seus filhotes no ventre, ao invés de botar ovos. Durante esse período, a fêmea sente forte necessidade de comer humanóides, principalmente crianças. O parto dessa espécie é um procedimento muito rápido e o filhote já nasce faminto e imediatamente capaz de caçar. Os filhotes ficam com a mãe durante uma década ou mais.


Bernúncia (filhote)

Dragão médio, neutro e mau.

 

Classe de Armadura: 16 (armadura natural)

Pontos de vida: 32 (5d8 +10)

Deslocamento: 6 m, natação 18 m, voo 18 m (planar)

 

FOR DES CON INT SAB CAR

14 (+2) 12 (+1) 14 (+2) 5 (-2) 12 (+1) 8 (-1)

 

Salvaguardas: Des +3, Con +4, Sab +3, Car +1

Perícias: Furtividade +3, Percepção +3

Imunidade a dano: Furtividade +3, Percepção +3

Sentidos: Percepção às cegas 3 m, visão no escuro 18 m, Percepção passiva 13

Idiomas: Compreende dracônico, mas não fala.

Desafio: 2 (450 XP)

 

Anfíbio. A Bernúncia pode respirar ar e água.

 

Ações:


Mordida. Ataque Corpo-a-Corpo com Arma: +4 para atingir, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 8 (1d12 + 2) de dano perfurante.


Cauda. Ataque de Combate Corpo-a-Corpo : +7 para atingir, alcance 4,5 m, um alvo. Dano: 11 (2d6 + 4) pontos de dano contundente.

Sopro Trovejante (Recarrega 5–6). A Bernúncia pode expelir uma explosão sônica num cone de 4,5 metros. Cada criatura na área deve realiza um teste de resistência de Constituição CD 12, sofrendo 22 (5d8) pontos de dano trovejante se falhar na resistência, ou metade deste dano, caso obtenha sucesso.

 

Bernúncia (jovem)

Dragão enorme, neutro e mau.

 

Classe de Armadura: 17 (armadura natural)

Pontos de vida: 123 (13d10 + 52)

Deslocamento: 6 m, voo 24 m (planar), natação 24 m

 

FOR DES CON INT SAB CAR

19 (+4) 13 (+1) 18 (+4) 6 (-2) 14 (+2) 10 (+0)

 

Salvaguardas: Des +4, Con +7, Sab +5, Car +3

Imunidade a dano: Furtividade +4, Percepção +5

Sentidos: Percepção às cegas 9 m, visão no escuro 36 m, Percepção passiva 15

Idiomas: Compreende dracônico, mas não fala.

Desafio: 7 (2.900 XP)

 

Anfíbio. A Bernúncia pode respirar ar e água.

 

Ações:


Ataques Múltiplos. A Bernúncia faz três ataques: um de mordida, um de constrição e outro com a cauda.


Mordida. Ataque Corpo-a-Corpo com Arma: +7 para atingir, alcance 3 m, um alvo. Dano: 17 (2d12 + 4) de dano perfurante.


Cauda. Ataque de Combate Corpo-a-Corpo : +7 para atingir, alcance 4,5 m, um alvo. Dano: 11 (2d6 + 4) pontos de dano contundente.

Constrição. Ataque Corpo-a-Corpo com Arma: +7 para atingir, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 13 (2d8 + 4) pontos de dano contundente, e o alvo fica agarrado (CD 15 para escapar). Até o agarrão terminar, o alvo está contido e a cobra constritora não pode agarrar outro alvo.


Sopro Trovejante (Recarrega 5–6). a Bernúncia pode expelir uma explosão sônica num cone de 18 metros. Cada criatura na área deve realiza um teste de resistência de Constituição CD 15, sofrendo 45 (10d8) pontos de dano trovejante se falhar na resistência, ou metade deste dano, caso obtenha sucesso.

 

Bernúncia (adulta)

Dragão enorme, neutro e mau.

 

Classe de Armadura: 18 (armadura natural)

Pontos de vida: 287 (25d12 + 125)

Deslocamento: 6 m, voo 24 m (planar), natação 24 m

 

FOR DES CON INT SAB CAR

22 (+6) 13 (+1) 21 (+5) 6 (-2) 14 (+2) 10 (+0)

 

Salvaguardas: Des +6, Con +10, Sab +6, Car +6

Perícias: Furtividade + 6, Percepção +12

Imunidade a dano: Trovejante

Sentidos: Percepção às cegas 18 m, visão no escuro 36 m, Percepção passiva 22

Idiomas: Compreende dracônico, mas não fala.

Desafio: 15 (13.000 XP)

 

Anfíbio. A Bernúncia pode respirar ar e água.


Resistência Lendária (3/Dia). Se a Bernúncia falhar em um teste de resistência, ela pode escolher obter sucesso no lugar.

 

Ações:


Ataques Múltiplos. A Bernúncia faz três ataques: um de mordida, um de constrição e outro com a cauda.


Mordida. Ataque Corpo-a-Corpo com Arma: +11 para atingir, alcance 3 m, um alvo. Dano: 25 (3d12 + 6) de dano perfurante.


Cauda. Ataque de Combate Corpo-a-Corpo : +11 para atingir, alcance 4,5 m, um alvo. Dano: 15 (2d6 + 6) de dano de concussão.


Constrição. Ataque Corpo-a-Corpo com Arma: +11 para atingir, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 13 (2d8 + 6) pontos de dano contundente, e o alvo fica agarrado (CD 19 para escapar). Até o agarrão terminar, o alvo está contido e a Bernúncia não pode agarrar outro alvo.


Presença Aterradora. Cada criatura, à escolha da Bernúncia, que esteja a até 36 metros da Bernúncia e esteja ciente disso, deve ser bem sucedida num teste de resistência de Sabedoria CD 13 ou ficará amedrontada por 1 minuto. Uma criatura pode repetir o teste de resistência no final de cada um dos turnos dela, terminando o efeito sobre si caso obtenha sucesso. Se o teste de resistência de uma criatura for bem sucedido ou caso o efeito termine sobre ela, a criatura ficará imune à Presença Aterradora da Bernúncia pelas próximas 24 horas.


Sopro Trovejante (Recarrega 5–6). A Bernúncia pode expelir uma explosão sônica num cone de 18 metros. Cada criatura na área deve realiza um teste de resistência de Constituição CD 18, sofrendo 54 (12d8) pontos de dano estrondoso se falhar na resistência, ou metade deste dano caso obtenha sucesso.

 

Ações Lendárias:


A Bernúncia pode realizar 3 ações lendárias, escolhidas dentre as opções abaixo. Apenas uma ação lendária pode ser usada por vez e apenas no final do turno de outra criatura. A Bernúncia recupera as ações lendárias gastas no começo do turno dele.


Detectar. A Bernúncia realiza um teste de Sabedoria (Percepção).


Ataque com Cauda. A Bernúncia realiza um ataque de cauda.


Engolir (Custa 2 Ações). A Bernúncia realiza um ataque de mordida contra um alvo médio ou menor que esteja agarrando. Se o ataque atingir, o alvo sofre o dano da mordida, é engolido e o agarrão termina. Enquanto estiver engolido, o alvo estará cego e impedido, terá cobertura total contra ataques e outros efeitos de fora da Bernúncia e sofre 28 (8d6) pontos de dano ácido no começo de cada turno da Bernúncia. Se sofrer 45 ou mais de danos mais em um único turno, causados por criatura engolidas, a Bernúncia deve ser bem sucedida em uma salvaguarda de Constituição, CD 20, no final deste turno ou regurgitará todas as criaturas engolidas, que cairão em um espaço a até 3 metros dela. Se a Bernúncia morrer, uma criatura engolida não estará mais impedida por ela e poderá escapar do corpo usando 6 metro de movimento, estando caída ao sair.


 

Bernúncia (anciã)

Dragão colossal, neutro e mau.

 

Classe de Armadura: 21 (armadura natural)

Pontos de vida: 351 (19d20 + 162)

Deslocamento: 6 m, voo 24 m (planar), natação 24 m

 

FOR DES CON INT SAB CAR

26 (+8) 10 (+0) 26 (+8) 6 (-2) 14 (+2) 12 (+1)

 

Salvaguardas: Des +6, Con +14, Sab +8, Car +7

Perícias: Furtividade + 6, Percepção +14

Imunidade a dano: Trovejante

Sentidos: Percepção às cegas 18 m, visão no escuro 36 m, Percepção passiva 24

Idiomas: Compreende dracônico, mas não fala.

Desafio: 21 (33.000 XP)

 

Anfíbio. A Bernúncia pode respirar ar e água.


Resistência Lendária (3/Dia). Se a Bernúncia falhar em um teste de resistência, ela pode escolher obter sucesso no lugar.

 

Ações:


Ataques Múltiplos. A Bernúncia faz três ataques: um de mordida, um de constrição e outro com a cauda.


Mordida. Ataque Corpo-a-Corpo com Arma: +14 para atingir, alcance 3 m, um alvo. Dano: 30 (4d10 + 8) de dano perfurante.


Cauda. Ataque de Combate Corpo-a-Corpo : +14 para atingir, alcance 4,5 m, um alvo. Dano: 15 (2d6 + 8) pontos de dano contundente.


Constrição. Ataque Corpo-a-Corpo com Arma: +14 para atingir, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 21 (3d8 + 8) pontos de dano contundente, e o alvo fica agarrado (CD 21 para escapar). Até o agarrão terminar, o alvo está contido e a Bernúncia não pode agarrar outro alvo.


Presença Aterradora. Cada criatura, à escolha da Bernúncia, que esteja a até 36 metros da Bernúncia e esteja ciente disso, deve ser bem sucedida num teste de resistência de Sabedoria CD 15 ou ficará amedrontada por 1 minuto. Uma criatura pode repetir o teste de resistência no final de cada um dos turnos dela, terminando o efeito sobre si caso obtenha sucesso. Se o teste de resistência de uma criatura for bem sucedido ou caso o efeito termine sobre ela, a criatura ficará imune à Presença Aterradora da Bernúncia pelas próximas 24 horas.


Sopro Trovejante (Recarrega 5–6). A Bernúncia pode expelir uma explosão sônica num cone de 18 metros. Cada criatura na área deve realiza um teste de resistência de Constituição CD 22, sofrendo 72 (16d8) pontos de dano trovejante se falhar na resistência, ou metade desse dano caso obtenha sucesso.

 

Ações Lendárias:


A Bernúncia pode realizar 3 ações lendárias, escolhidas dentre as opções abaixo. Apenas uma ação lendária pode ser usada por vez e apenas no final do turno de outra criatura. A Bernúncia recupera as ações lendárias gastas no começo do turno dele.


Detectar. A Bernúncia realiza um teste de Sabedoria (Percepção).


Ataque com Cauda. A Bernúncia realiza um ataque de cauda.


Engolir (Custa 2 Ações). A Bernúncia realiza um ataque de mordida contra um alvo médio ou menor que esteja agarrando. Se o ataque atingir, o alvo sofre o dano da mordida, é engolido e o agarrão termina. Enquanto estiver engolido, o alvo estará cego e impedido, terá cobertura total contra ataques e outros efeitos de fora da Bernúncia e sofre 35 (10d6) pontos de dano ácido no começo de cada turno da Bernúncia. Se sofrer 60 ou mais de danos mais em um único turno, causados por criatura engolidas, a Bernúncia deve ser bem sucedida em uma salvaguarda de Constituição, CD 15, no final deste turno ou regurgitará todas as criaturas engolidas, que cairão em um espaço a até 3 metros dela. Se a Bernúncia morrer, uma criatura engolida não estará mais impedida por ela e poderá escapar do corpo usando 6 metro de movimento, estando caída ao sair.


 

Adapte a Bernúncia para outros sistemas com nosso Grimório

 

Imagem: Julia Guimarães


Fontes de pesquisa:


Fontes de pesquisa:

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 10ª ed. São Paulo: Ediouro. s/d, ISBN 85-00-80007-0.


PEREIRA, Nereu. O Boi de Mamão - Folguedo folclórico da Ilha de Santa Catarina - Introdução ao seu Estudo. Florianópolis: Associação Eco Museu do Ribeirão da Ilha, 2010.


ROSA, Clemilson. HISTÓRIA E TRADIÇÃO DO BOI DE MAMÃO EM SANTA CATARINA (1970-2000). Criciúma: Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, 2010.


Entrevistas do Grimório Tropical com pesquisadores e moradores de Santa Catarina. Agradecimentos especiais ao mestre Márcio Guimarães, especialista em Boi de Mamão.


520 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo