top of page

Cachorrinha d'Água (D&D 5ª ed) - Bestiário Tropical pag. 023

Essa criatura possui a aparência de um cadelinha, com altura não muito maior do que 70 centímetros, com pelos brancos, compridos e, provavelmente, molhados. Em sua testa, há uma estrela de ouro que pode exalar um brilho semelhante à luz solar. Não parece ser um animal forte ou agressivo, demonstrando um jeito dócil e brincalhão.


Cachorrinhas d'água são celestiais ligados à água doce. No plano mortal são encontrados habitantes de grandes rios, sempre brincando entre as ondas ou pegando sol nas praias. Esses seresevitam o contato com humanoides, de forma que é tão raro ver alguma que acredita-se que quem consegue essa proeza encontrará uma grande riqueza ou será feliz para sempre, o que não é exatamente falso. Essas criaturas costumam aparecer para os mortais para guiá-los em grandes missões, do tipo que costumam realmente trazer tesouros e felicidade no final da jornada. Também é comum que, instintivamente, vivam próximas de tesouros naufragados ou antigos templos alagados. De toda forma, encontrar uma cachorrinha d'água é sinal de boa sorte. Há casos onde elas também guiam barcos para as margens, usando sua luz mágica como um farol nas noites tempestuosas.


Tesouros do Rio. Instintivamente, a cachorrinha sabe a localização de tesouros, riquezas, locais sagrados e objetos mágicos perdidos no rio e em suas proximidades. Em casos especiais, ela pode guiar pessoas até estes tesouros, mas normalmente com alguma intenção, seja de ajudar aquele indivíduo por achar que ele seria merecedor ou porque a cachorrinha sentiu-se guiada por alguma forma de intuição divina.


Armas roubadas. Apesar de não produzirem objetos de nenhum tipo, nada impede que utilizem armas que tenham se apossado.


Cachorrinha d'Água

Celestial pequeno, ordeiro e bom.

 

Classe de Armadura: 12

Pontos de vida: 13 (3d6 +3)

Deslocamento: 12 m, natação 12 m

 

FOR DES CON INT SAB CAR

11 (+0) 14 (+2) 12 (+1) 6 (-2) 14 (+2) 13 (+1)

 

Perícias: Intuição +4, Percepção +4

Sentidos: Visão no escuro 18 m, percepção passiva 14

Idiomas: Entende comum e celestial, mas não fala

Desafio: 1/8 (25 XP)

 

Anfíbio. Essa criatura pode respirar ar e água.


Audição e Olfato Apurados. Esta criatura tem vantagem em testes de Sabedoria (Percepção) que dependam da audição ou do olfato.


Conjuração Inata. O atributo de conjuração da Cachorrinha d'Água é Carisma (CD 11 de resistência). Ela pode conjurar, inatamente, as seguintes magias, sem necessidade de componentes materiais:


Á vontade: Luz, Orientação.

3/dia: Benção.

 

Ações:


Mordida. Arma de Combate Corpo a Corpo: +2 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 3 (ld6) pontos de dano perfurante.


 
 

Imagem: Douglas Nogueira


Fontes de pesquisa:


ALVES, Januária. Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro. 1ª Edição. São Paulo: FTD: SESC Edições, 2017.


CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 10ª ed. São Paulo: Ediouro, s/d. ISBN 85-00-80007-0.


FRANCO, Afonso. Lendas e tradições brasileiras. Publicações da SCA, v. 3, 1917.


Narrativas orais recolhidas pelo Grimório Tropical com moradores de Pernambuco.



1.506 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page