top of page

Cruviana (D&D 5ª ed) - Bestiário Tropical pag. 045

Gostou do conteúdo? Apoie nosso projeto.


Cruviana (também chamada de Truviana) é uma assombração que aparece junto ao vento amaldiçoado que sopra de madrugada no sertão e em zona desérticas e mata aqueles que dormem desprotegidos do lado de fora de suas casas.É uma criatura sem forma definida, permanentemente invisível, mas algumas vezes é possível que se perceba o seu vulto ou silhueta quando faz balançar poeira ou folhas secas. Alguns poucos que sobreviveram alegam ter ouvido sua risada, cuja voz lembra a de uma bruxa velha e rouca.


Se alimentam sugando o calor dos corpos vivos até se saciar, mas são criaturas covardes, que preferem sempre evitar o combate e gostam de alvos solitários, principalmente os que não possam se defender, como moradores de rua ou bêbados desmaiados nas calçadas. Dificilmente adentram casas e só atacam grupos em acampamento caso estejam realmente com muita fome. Mesmo assim uma cruviana provavelmente irá esperar que todos estejam dormindo antes de atacar e começará pela alvo de aparência mais frágil.


Não se sabe exatamente de onde vêm as cruvianas. Dizem que os ventos que as carregam são soprados do além-vida e que por isso seriam sedentas por aquilo que não possuem: o calor que reside no coração das pessoas. Por esse motivo, é raríssimo, embora não seja impossível, que ataquem os animais.


Zonas de Proximidade. Diz o ditado que desgraças sempre vêm acompanhadas. No caso da Cruviana, é provável que seja verdade, pois é comum que cruvianas sejam encontradas em

regiões onde a barreira entre os mundos seja mais fina, fazendo com que os ventos do além soprem

com mais frequência. Por esse motivo, é comum que onde há uma cruviana também hajam outros

tipos de assombrações por perto.


Modo de Caça. Cruvianas preferem sempre os alvos mais fracos e menos agasalhados. Alvos

isolados, afastados de grupos e mais distantes de fogueiras serão sempre escolhidos. Se possível, ela

tentará drenar sutilmente o calor do alvo sem acordá-lo e então partir para o próximo.


Cruviana

Morto-vivo médio, caótico e mau

 

Classe de Armadura: 14

Pontos de vida: 72 (16d8)

Deslocamento: 3 m, voo 18 m (planar)

 

FOR DES CON INT SAB CAR

7 (-2) 18 (+4) 11 (+0) 6 (-2) 12 (+1) 14 (+2)

 

Salvaguardas: Sab +4, Car +5

Perícias: Furtividade +8, Percepção +4

Resistência a danos: Ácido, elétrico, trovejante; contundente, cortante e perfurante de ataques não-mágicos.

Imunidade a danos: Gélido, necrótico e venenoso.

Vulnerabilidade a danos: Ígneo

Imunidade a condições: Agarrado, amedrontado, caído, enfeitiçado, envenenado, exausto, impedido, paralisado e petrificado.

Sentidos: Percepção às cegas 18 m, percepção passiva 14

Idiomas: Nenhum.

Desafio: 5 (1.800 XP)

 

Invisibilidade. A Cruviana é invisível.


Percepção de Temperatura. A percepção às cegas da Cruviana depende do calor das criaturas e do ambiente. Um alvo muito frio ou em um ambiente muito quente não será afetará o uso desse sentido.


Personificação do Frio. A Cruviana pode se mover através de um espaço de até 2,5 centímetros de espessura sem se espremer. Uma criatura que toque a Cruviana ou o atinja com um ataque corpo a corpo a até 1,5 metro dela sofre 5 (1d10) pontos de dano gélido. A Cruviana pode entrar no espaço de uma criatura hostil e ficar ali parada.


Sensibilidade à Luz Solar. Enquanto estiver sob luz do sol, a Cruviana tem desvantagem nas jogadas de ataque, assim como em testes de Sabedoria (Percepção).

 

Ações:


Drenar Calor. Ataque Magico Corpo a Corpo: +7 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 18 (4d6 + 4) pontos de dano gélido. O alvo deve ser bem sucedido numa salvaguarda de Constituição CD 13 ou receberá um nível de exaustão. Criaturas com resistência a dano gélido tem vantagem nesta salvaguarda e criaturas imunes a dano gélido.

 
 

Fontes de pesquisa:


Depoimentos recolhidos pelo Grimório Tropical com pessoas do Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia.


506 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page