top of page

Curinqueã (D&D 5ª ed) - Bestiário Tropical pag. 036

Atualizado: 23 de abr. de 2021

(Esse trabalho só foi possível graças aos nossos apoiadores. Apoie você também.)


Gigantes de pele cuja pele tem a cor e a textura de bronze, com mais de 3 metros de altura e os músculos exuberantes de verdadeiros colossos tropicais. Seus corpos estão cheios de adornos de ouro, incluindo brincos e anéis que atravessam seus beiços, orelhas e narizes. Dificilmente vestem algo, exceto por peles de animais e seus adornos. Carregam arcos e lanças, proporcionais ao seu tamanho.


Esse povo de gigantes é orgulhoso de sua força e de sua riqueza. Não utilizam moedas, mas acreditam que o ouro possui um valor sagrado. Quanto mais adornos de ouro alguém possui, mais proteções dos deuses e maior seu status na sociedade ele terá. Vivem isolados em aldeias nas profundezas de floresta quentes, localizada a. pelo menos, algumas semanas de caminhada de qualquer vila ou cidade de humanoides, mas podem vender proteção para povos mais fracos, em troca de impostos contínuos, como alimentos, peles de animais e ouro.


Sociedade dos gigantes da mata. Ao contrário de muitos tipos de gigantes, os curinqueãs não são, de nenhuma forma, estúpidos e nem, necessariamente, violentos. e possuem conhecimento de magia, diplomacia e arte da guerra. Se considerarem que algum povo seja militarmente inferior, podem explorar suas fraquezas, embora não tenham interesse em dominar culturalmente. Quando se encontram com inimigos poderosos, preferem retornar ao isolamento de suas aldeias.


Terras sagradas. Curinqueãs são quase paranoicos com a localização de suas aldeias, escondidas por magias antigas e barreiras naturais. Seres de outras raças só recebem a honra de serem conduzidos a elas se forem considerados extremamente merecedores. Desonrar estas terras é um pecado mortal para eles.


Curinqueã

Gigante grande, leal e neutro

 

Classe de Armadura: 12 (armadura natural)

Pontos de vida: 93 (11d10 +33)

Deslocamento: 13,5 m

 

FOR DES CON INT SAB CAR

20 (+5) 11 (+0) 16 (+3) 10 (+0) 13 (+1) 10 (+0)

 

Perícias: Natureza +2, Sobrevivência +3

Resistência a Danos: Ígneo

Sentidos: Percepção passiva 11

Idiomas: Comum, Gigante e Curinqueã

Desafio: 2 (450 XP)

 

Ações:


Lança. Arma de Combate Corpo a Corpo ou à Distância: +7 para acertar, alcance 1,5 m ou distancia 9/27 m, um alvo. Dano: 12 (2d6 + 5) pontos de dano perfurante, ou 14 (2d8 + 5) pontos de dano perfurante se for usado com as duas mãos.


Punho. Arma de Combate Corpo a Corpo: +7 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 10 (2d4 + 5) pontos de dano contundente.


Arco Longo. Arma de Combate à Distância: +2 para acertar, distância 12/48 m, um alvo. Dano: 9 (2d8) pontos de dano perfurante.

 

Reações:


Pele de Bronze (3/dia). A pele resistente do Curinqueã pode reduzir o dano que ele recebe. Após o cálculo do dano ele pode usa sua reação para reduzir 5 (1d10) pontos de dano ígneo ou cortante, contundente e perfurante de armas não magicas. Ele efetua a redução de dano antes das resistências e vulnerabilidades serem aplicadas.

 

Curinqueã Pajé

Gigante grande, leal e neutro

 

Classe de Armadura: 12 (armadura natural)

Pontos de vida: 93 (11d10 +33)

Deslocamento: 13,5 m

 

FOR DES CON INT SAB CAR

20 (+5) 11 (+0) 16 (+3) 11 (+0) 15 (+2) 12 (+1)

 

Perícias: Medicina +4, Natureza +2, Sobrevivencia +4

Resistência a Danos: Ígneo

Sentidos: Percepção passiva 11

Idiomas: Comum, Gigante e Curinqueã

Desafio: 3 (700 XP)

 

Conjuração. O Curinqueã Pajé é um conjurador de 5° nível. Seu atributo de conjuração é Sabedoria (CD de salvaguarda de magia 12, +4 para atingir com ataques com magia).


Truques (à vontade): Arte druídica, Criar chamas, Chicote de espinhos

1° circulo (4 espaços): Curar ferimentos, Falar com animais, Névoa obscurecente, onda trovejante.

2° circulo (3 espaços): Passo sem rastro, Pele-casca

3° circulo (2 espaços): Convocar relâmpagos, Guardiões espirituais

 

Ações:


Bordão. Arma de Combate Corpo a Corpo ou à Distância: +7 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 12 (2d6 + 5) ponto de dano contundente, ou 14 (2d8 + 5) ponto de dano contundente se for usado com as duas mãos.

 

Reações:


Pele de Bronze (3/dia). A pele resistente do Curinqueã pode reduzir o dano que ele recebe. Após o cálculo do dano ele pode usa sua reação para reduzir 5 (1d10) pontos de dano ígneo ou cortante, contundente e perfurante de armas não magicas. Ele efetua a redução de dano antes das resistências e vulnerabilidades serem aplicadas.

 

Curinqueã Campeão, o Colosso de Bronze

Gigante grande, leal e neutro

 

Classe de Armadura: 14 (armadura natural)

Pontos de vida: 93 (11d10 +33)

Deslocamento: 13,5 m

 

FOR DES CON INT SAB CAR

21 (+5) 11 (+0) 19 (+4) 11 (+0) 13 (+1) 12 (+1)

 

Perícias: Atletismo +9, Intimidar +4, Natureza +3, Percepção +4, Sobrevivencia +4

Resistência a Danos: Ígneo

Sentidos: Percepção passiva 14

Idiomas: Comum, Gigante e Curinqueã

Desafio: 7 (2.900 XP)

 

Adornos Dourados de Gloria. Os acessórios de ouro do Colosso de Bronze são especiais, cobertos de bênçãos por sua glorias em batalha. O dano causado pelas armas do Colosso de Bronze é magico. Além disso, na primeira vez que ele causar dano com arma depois de usar a característica "Pele de Bronze", ele soma o valor reduzido como dano extra do mesmo tipo da arma. Se perder os adornos, sua imunidade a dano ígneo se torna resistência a dano ígneo.


Retomar o Fôlego (Recarrega depois de um descanso curto ou longo). Como uma ação bônus, o Colosso de Bronze pode regenerar 20 pontos de vida.

 

Ações:


Ataques Múltiplos. O Colosso de Bronze faz dois ataques corpo a corpo.

Lança. Arma de Combate Corpo a Corpo ou à Distância: +8 para acertar, alcance 1,5 m ou distancia 9/27 m, um alvo. Dano: 12 (2d6 + 5) ponto de dano perfurante, ou 14 (2d8 + 5) ponto de dano perfurante se for usado com as duas mãos.

Arco Longo. Arma de Combate à Distância: +4 para acertar, distância 12/48 m, um alvo. Dano: 10 (2d8 + 1) ponto de dano perfurante.

 

Reações:


Pele de Bronze (4/dia). A pele resistente do Curinqueã pode reduzir o dano que ele recebe. Após o cálculo do dano ele pode usa sua reação para reduzir 5 (1d10) pontos de dano ígneo ou cortante, contundente e perfurante de armas não magicas. Ele efetua a redução de dano antes das resistências e vulnerabilidades serem aplicadas.

 

Meio-Curinqueãs


Filhos, netos ou descentes em algum grau dos gigantes de bronze da floresta, os meio-curinqueãs são não são raros em regiões onde seus antepassados possuam acordos comerciais ou de proteção com outros povos. O sangue dos curinqueãs é bastante forte e se mostra dominante sobre as outras raças por várias gerações, de modo que há alguns vilarejos quase completamente povoados por meio meio-curinqueãs em certas regiões.


Apesar da descendência, as aldeias escondidas do curinqueãs podem se opor a sua presença, pois eles são vistos como descendentes de estrangeiros, mas é certamente mais fácil para eles conseguir provar seu valor do que seria para pessoas de outras raças. Em alguns casos raros, é possível que meio-curinqueãs tenham até sido criados nelas, mas é comum que, devido as diferenças, eventualmente busquem se aventurar e conhecer o mundo exterior.


Características Raciais dos Meio-Curinqueãs


Aumento no Valor de Atributo. Seu valor de Força aumenta em 2 e Constituição aumenta em 1.


Idade. Os meio-curinqueãs amadurecem na mesma velocidade que um ser humano e podem viver até por volta dos 140 anos.


Alinhamento. Muitos meio-curinqueãs herdam o orgulho dos seus ancestrais gigantes, tendo uma certa tendência a serem leais, mas, de resto, a sua dualidade os tornam bem neutros.


Tamanho. Tem tamanho Médio, a altura deles varia de 2,10 a 2,50 metros e o peso varia entre 135 e 170 quilogramas.


Deslocamento. Seu deslocamento básico é de 10,5 m.


Pele de Bronze. Você consegue invocar a resistência dormente dos seus ancestrais e fortalecer a sua pele. Quando receber pontos de dano ígneo ou cortante, contundente e perfurante de armas não mágicas, como reação, você pode gastar um de seus dados de vida para reduzir um número de pontos de dano igual ao resultado do dado. Você pode usar este efeitos um número de vezes igual ao seu modificador de constituição. A redução de dano acontece antes da aplicação de resistências e vulnerabilidades. Você recupera todos os usos com um descanso longo.


Corpo Poderoso. Você conta como uma classe de tamanho maior para determinar sua capacidade de carga e o peso que você pode empurrar, arrastar ou levantar.


Talento dos Curinqueãs. Os curinqueãs tem muitas habilidades e você foi abençoado com uma delas, você ganha proficiência em uma das seguintes perícias: Atletismo, Intimidação e Sobrevivência.


Ataques Selvagens. Ao obter um acerto crítico em um ataque com uma arma de combate corpo a corpo, você pode jogar novamente um dos dados de dano e adicionar o resultado ao dano extra do acerto crítico.


Idioma. Você pode falar, ler e escrever Comum, Gigante e Curinqueã ou outro Idioma da sua escolha, caso não tenha sido criado entre os curinqueãs. O curinqueã é um lingua com fonética semelhante a idiomas indígenas e não é escrito, mas se seu cenário utiliza a língua para os gigantes, considere que Curinqueã se encaixa com este alfabeto.


 
 

Imagem: Douglas "Reticolo" Nogueira


Fontes de pesquisa:


CARVAJAL, Gaspar de; ACUNÃ, Cristobal; Rojas, A. Descobrimentos do Rio das Amazonas. São Paulo, Editora Nacional: 1941.


CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 10ª ed. São Paulo: Ediouro, s/d. ISBN 85-00-80007-0.


GARCIA, Juliana. Minha Coleção De Mitos Do Folclore Brasileiro. 1ª Ed. São Paulo: Editora Caramelo, 2014.


VASCONCELOS, Simão de. Chronica da Companhia de Jesus do estado do Brasil e do que obraram seus filhos n'esta parte do novo mundo em que se trata da entrada da Companhia de Jesus nas partes do Brasil, dos fundamentos que n'ellas lançaram e continuaram seus religiosos, e algumas noticias antecedentes, curiosas e necessarias das cousas d'aquelle estado. vol. 2. São Paulo : Edusp, 2010.

593 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page