Galo Depenado (D&D 5ª ed) - Bestiário Tropical pag. 067

Atualizado: 11 de dez. de 2021

Gostou do conteúdo? Apoie nosso projeto.


A criatura lembra um galo grande, com cerca de um metro de altura. Seu corpo não possui penas, apenas as marcas de como teriam sido arrancadas. Suas pernas são compridas, o bico e as garras são bastante afiados e seus olhos demonstram uma malícia que não é natural dos animais.


Galos depenados são monstros sorrateiros que correm pelas estradas ou vilas pequenas, fazendo maldades e atormentando a vida das pessoas. Se divertem em causar medo e caos. Costumam entrar nas casas e revirar tudo, pois adora roubar os pertences mais valiosos dos outros, como joias e moedas, e levar para seus ninhos como enfeite.


São criaturas capazes de falar e dificilmente ficam quietos, xingando e gritando vulgaridades o tempo todo e fazendo piadas sobre os medos alheios. Muitas vezes evitam matar a vítima no primeiro ataque, apenas para voltar e vê-la se assustar novamente.


Caçador de Usurários. Galos Depenados são sobrenaturalmente atraídos por atacar e roubar aqueles que emprestam dinheiro à juros, como bancários e agiotas. Guildas financeiras costumam prestar atenção contra essas criaturas.


Versão metálica. Raros espécimes de Galos Depenados já foram encontrados com partes de metal sobre seu corpo sem penas (vide o box ao final).


Galo Depenado

Ínfero pequeno, caótico e mau.

 

Classe de Armadura: 14

Pontos de vida: 27 (6d6 + 6)

Deslocamento: 12 m

 

FOR DES CON INT SAB CAR

10 (+0) 19 (+4) 13 (+1) 6 (-2) 14 (+2) 10 (+0)

 

Perícias: Acrobacia +6, Intimidação +4, Furtividade +8

Imunidade a danos: Ígneo.

Sentidos: Visão no escuro 18 m, Percepção passiva 12

Idiomas: Comum, Infernal e Abissal.

Desafio: 1 (200 XP) Bônus de Proficiência: +2

 

Escapada Ágil. O Galo Depenado pode realizar a ação de Desengajar ou Esconder-se com uma ação bônus em cada um dos seus turnos.


Salto. Como parte do movimento e sem uma corrida inicial, o Galo Depenado pode saltar em distância até 4,5 metros e saltar em altura até 3 metros.


Visão Aguçada. Esta criatura tem vantagem em testes de Sabedoria (Percepção) que dependam da visão.

 

Ações:


Ataques Múltiplos. Esta criatura faz dois ataques: um com o bico e um com as garras.


Bico. Arma de Combate Corpo a Corpo: +6 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 7 (ld6 + 4) pontos de dano perfurante.


Garras. Arma de Combate Corpo a Corpo: +6 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 9 (2d4 + 4) pontos de dano cortante.


 

Variação: Galo Depenado de Ferro


Uma versão mais guerreira dessa espécie é usada como batedor por Diabos e Demônios. Ele tem classe de armadura 15 (armadura natural) e sofre as mudanças abaixo nos ataques. Seu ND muda para 2.


Bico. Arma de Combate Corpo a Corpo: +6 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 8 (ld8 + 4) pontos de dano perfurante.

Garras. Arma de Combate Corpo a Corpo: +6 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 11 (2d6 + 4) pontos de dano cortante.

 

Adapte o Galo Depenado para outros sistemas com nosso Grimório

 

Imagem: Julia GMA (sigam ela)


CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 10ª ed. São Paulo: Ediouro, 1952.


SANTOS, Antônio. Pequeno Dicionário de Caipirês: A língua falada pelo povo. São Paulo: Nativa, 2001.


TAVARES DE LIMA, Rossini. Mitos do Estado de S. Paulo. Revista do Arquivo Municipal. Vol 117 - 120. São Paulo: Arquivo Municipal, 1947.


Entrevista do Grimório Tropical com ACAS Caipira, pesquisador especialista em cultura popular caipira, e com uma família do Sul da Bahia.


176 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo