top of page

Gorjala (D&D 5ª ed) - Bestiário Tropical pag. 084


Um gigante de apenas um olho, bem grande e vermelho, corre velozmente em sua direção. A criatura possui entre 10 e 12 metros de altura. Sua pele parece um couro grosso e escuro, com tons de cor de areia e bastante pelo. Sua mandíbula é bem larga e, quando completamente aberta, chega a encobrir completamente o pescoço. Ele Até bem silencioso para uma criatura do seu tamanho.


Gorjalas são uma espécie de gigante que habitam serras na região do sertão e as matas próximas. Costumam proteger seus territórios contra invasores, mas são completamente sádicos ao matar suas vítimas. É comum que agarrem seus inimigos e então os devorem devagar, pedaço por pedaço, como se fossem algum tipo de petisco.


Em seu ambiente natural, gorjalas são capazes de se esconder muito bem, apesar de seu tamanho e peso, alterando os tons de sua pele conforme sua necessidade. São caçadores competentes e costumam esperar que suas vítimas adentrem bastante em seu território para então persegui-las, preferencialmente durante a noite.


Solitário. Diferente de outras espécies de gigantes, gorjalas não costumam viver em comunidades, preferindo a solidão e protegendo seus territórios inclusive contra outros gorjalas. A única exceção é durante o processo de reprodução e suas crias não costumam permanecer junto da mãe por muito tempo.


Gorjala, Gigante do Sertão

Gigante enorme, neutro e mau

 

Classe de Armadura: 17 (armadura natural)

Pontos de vida: 175 (14d12 + 84)

Deslocamento: 9 m

 

FOR DES CON INT SAB CAR

27 (+8) 12 (+1) 23 (+6) 7 (-2) 13 (+1) 8 (-1)

 

Salvaguarda: Des +5, Con +10, Sab +5

Perícias: Furtividade +5, Percepção +5, Sobrevivência +5

Sentidos: Visão no escuro 18 m, percepção passiva 14

Idiomas: Gigante

Desafio: 9 (5.000 XP) Bônus de Proficiência: +4

 

Camuflagem do Sertão. O gigante tem vantagem em testes de Destreza (Furtividade) feitos para se esconder no sertão e na mata.


Incansável. O Gorjala tem vantagem em salvaguardas para evitar ficar exausto, e ele demora o dobro de tempo para receber um nível de exaustão em qualquer situação.


Percepção de Profundidade Ruim. O Gorjala tem desvantagem em qualquer jogada de ataque contra um alvo a mais de 9 metros de distância dele.

 

Ações:


Ataques Múltiplos. O Gorjala faz dois ataques com pancada.


Pancada. Ataque Corpo-a-Corpo com Arma: +12 para atingir, alcance 3 m, um alvo. Acerto: 21 (3d8 + 8) pontos de dano contundentes.


Mordida. Arma de Combate Corpo a Corpo: +12 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo agarrado por ele. Dano: 4 (4d12 + 8) pontos de dano perfurante.


Arremessar Rocha. Arma de Combate à Distância: +12 para acertar, distância 18/72 m, um alvo. Dano: 30 (4d10 + 8) de dano de concussão.

 
 

Imagem: Lendas e Batalhas (conheça o Card Game)


Fontes de pesquisa:


ALVES, Januária. Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro. 1ª Edição. São Paulo: FTD: SESC Edições, 2017.


BARROSO, Gustavo. Terra do Sol: natureza e costumes do norte. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2003.


CALDAS, Dorian. Encantados: lendas e mitos do Brasil. Natal: UFRN - Editora Universitária, 1995.


CASCUDO, Câmara. Geografia dos Mitos. 1ª ed. São Paulo: Global editora. 2012.






495 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page