top of page

Guariba-boia (D&D 5ª ed) - Bestiário Tropical pag. 027

O uivo agudo encobre qualquer outro som da beira do rio. Uma imensa serpente, com mais de 6 metros de comprimento emerge. Sua cabeça é igual à de um bugio, peluda, com brilhantes olhos amarelos e grandes presas inoculadoras em sua boca. Ela produz um som que mistura silvo de cobra com choro de macaco.


Guariba-boias são criaturas da natureza. Vivem em rios e regiões pantaneiras e se alimentam de qualquer criatura que consigam capturar e abater, inclusive humanoides. Evitam se aproximar muito de cidades ou aldeias, exceto se estiverem famintas. Evitam combates sempre que possível e não tem interesse em matar criaturas que não possam comer. Após matar suas vítimas, esmagam seus ossos antes de engoli-las inteiras. São capazes de engolir um boi inteiro de uma só vez.


Em seu ambiente natural, costumam cavar grandes buracos na areia da praia, próximas de restos de árvores, ou embaixo da lama dos charcos, e esperar que alguma criatura aproxime para poder dar-lhe o bote. Também podem atacar pequenos barcos, principalmente aqueles com tripulações pequenas.


Instintos de emboscada. Apesar de ser uma criatura irracional, a Guariba- boia sabe instintivamente que não deve se aproximar de humanoides adultos em grupos grandes, mas se utiliza de várias técnicas para afastar indivíduos do grupo, e fazendo-os entrar na área de seu uivo hipnótico, como imitar macacos para atrair os caçadores ou se esconder perto de bons locais de pesca, mas sem espantar os peixes.


Guariba-boia

Monstruosidade enorme, imparcial

 

Classe de Armadura: 13 (armadura natural)

Pontos de vida: 110 (13d12 +26)

Deslocamento: 12 m, natação 12 m

 

FOR DES CON INT SAB CAR

20 (+5) 14 (+) 14 (+2) 3 (-4) 10 (+0) 3 (-4)

 

Perícias: Furtividade +4, Percepção +2

Resistência a danos: Venenoso

Imunidade à condições: Envenenado

Sentidos: Percepção às cegas 6 m, Percepção passiva 12

Idiomas: Nenhum.

Desafio: 4 (1.100 XP)

 

Audição e Olfato Apurados. Esta criatura tem vantagem em testes de Sabedoria (Percepção) que dependam da audição ou do olfato.


Imitar Macaco. A Guariba-boia é capaz de imitar perfeitamente o som de macacos, atraindo caçadores até ela.


Prender a Respiração. A Guariba-boia pode segurar a respiração durante 1 hora.

 

Ações:


Constrição. Arma de Combate Corpo a Corpo: +7 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 14 (2d8 + 5) pontos de dano contundente e o alvo fica agarrado (CD 15 para escapar). Até o agarrão terminar, o alvo está contido e a Guariba-boia não pode agarrar outro alvo.


Mordida. Arma de Combate Corpo a Corpo: +7 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 12 (2d6 + 5) pontos de dano perfurante mais 7 (2d6) pontos de dano venenoso.


Uivo Hipnótico. A Guariba-boia solta um som que parece a mistura de um uivo com um grito de macaco. Todas as criaturas 9 m de distância devem fazer uma salvaguarda de Carisma CD 12. Se falhar, a criatura fica enfeitiçada até o final do seu próximo turno e deve usar seu movimento durante para se aproximar o máximo possível da Guariba-boia.

 
 

Imagem: Ícaro Augusto Maciel (El Chavo Man)


Fontes de pesquisa:


ESTEVES, Carlos. Prática pedagógica e construção da identidade sateré-mawé: escola Wenteru-ponte entre o passado e o presente. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação. Manaus, 2008.


SMITH, Nigel. The Enchanted Amazon Rain Forest. Gainesville: University Press of Florida, 1996.


YAMÃ, Yaguarê. Sehaypóri - O Livro Sagrado do Povo Saterê – Mawé. São Paulo: Ed. Peirópolis. 2007.


A cerca que os divide: povo Munduruku do Planalto Santareno pressionado pela soja. <https://cimi.org.br/2019/11/a-cerca-que-os-divide-povo-munduruku-do-planalto-santareno-pressionado-pela-soja/> Acesso em 30/11/2020, às 22h53.


Narrativas recolhidas pelo Grimório Tropical com moradores do estado do Amazonas.

700 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page