top of page

Jacaré Luminoso (D&D 5ª ed) - Bestiário Tropical pag. 047

Atualizado: 20 de ago. de 2021

Gostou do conteúdo? Apoie nosso projeto.


Mesmo para um jacaré, este animal é bem grande. Seu comprimento é algo entre 3,5 e 4 metros e o peso pode ultrapassar 200 kg, mas o mais estranho sobre essa criatura é que ela é semitransparente e emite luz, de cor branca ou azulada, pelo couro e pelos olhos, como um farol. Suas escamas podem ser de cor verde esmeralda ou azul e todo seu corpo parece translúcido, se camuflando rapidamente quando não está brilhando.


Jacarés luminosos são seres pacíficos que passam a maior parte do tempo em lagos ou pântanos. De noite, utilizam sua luz natural para atrair presas curiosas até o local onde pretendem emboscá-las e exalam um tipo mágico de feromônio, imperceptível ao olfato da maioria das criaturas, que faz com que casais de qualquer espécie fiquem mais distraídos quando estiverem próximos do jacaré. Durante o dia, ficam dormindo quase invisíveis. São solitários, exceto pelo período de reprodução.


Sua alimentação compõem-se principalmente de peixes, aves e pequenos mamíferos. Não costumam ser agressivos com humanoides sem um motivo ou tê-los em seu cardápio. Normalmente se afastam pela água ao perceber a presença de pessoas, porém, instintivamente, esse réptil sabe reconhecer um casal de apaixonados e sabe que casais normalmente não vão incomodá-lo, sendo uma das raras situações em que não foge, o que fez com que a criatura tenha ficado conhecida como "jacaré dos apaixonados".


Difícil de encontrar. Devido ao grande poder de seus feromônios, jacarés luminosos tem sido caçados para o preparo de diversos tipos de poções e itens de amor. Isso fez com que a espécie tenha quase desaparecido em alguns lugares, tornando-os seres bem raros.


Incompatível com lentes. Por conta de seu brilho e transparência naturais, é quase impossível visualizar um jacaré luminoso através de lentes. Sempre que visto através de lunetas ou similares, a criatura parecerá apenas um borrão de luz. Caso hajam máquinas fotográficas no cenário, elas também não serão capazes de fotografar a criatura.


Jacaré Luminoso

Monstruosidade grande, sem alinhamento

 

Classe de Armadura: 13 (armadura natural)

Pontos de vida: 90 (12d10 +24)

Deslocamento: 6 m, natação 12 m

 

FOR DES CON INT SAB CAR

17 (+3) 10 (+0) 14 (+2) 2 (-4) 12 (+1) 7 (-2)

 

Perícias: Furtividade +4, Percepção +3

Sentidos: Percepção às cegas 18 m, percepção passiva 13

Idiomas: Nenhum.

Desafio: 2 (450 XP)

 

Farol dos Amantes. Casais ficam mais apaixonados perto dessa criatura. Duas criaturas que tenham atração mútua ficam com a condição Enfeitiçado entre si e têm desvantagem em testes de Sabedoria (Percepção) enquanto estiverem a 36 metros do Jacaré.


Iluminar. Como ação bônus, o jacaré pode começar a brilhar ou encerrar seu brilho. Ele projeta luz plena em um raio de 9 metros e cria penumbra por mais 9 metros.


Prender a Respiração. O Jacaré pode segurar a respiração durante 15 minutos.


Translúcido. Esta criatura tem vantagem em testes de Destreza (Furtividade) enquanto não estiver brilhando.

 

Ações:


Mordida. Arma de Combate Corpo a Corpo: +5 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 12 (2d8 + 3) pontos de dano perfurante e o alvo está agarrado (CD 13 para escapar). Até o agarramento terminar, o alvo está contido e o Jacaré não pode morder outro alvo.


 
 

Imagem: Rafael Gomes


Fontes de pesquisa:


BARROSO, Vera Lúcia. Raízes de Viamão: Memória, história e pertencimento. Porto. Alegre: EST, 2008.


Depoimentos recolhidos com moradores da cidade de Viamão - RS.



331 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page