top of page

Matuiu (D&D 5ª ed) - Bestiário Tropical pag. 022

Normalmente nativos de grandes florestas, existem aqueles que acreditam que os matuius são uma espécie de curupira humanoide ou que poderiam ser descendentes de curupiras. Fisicamente, são muito parecidos com os humanos, exceto pelos pés virados para trás e calcanhares para frente. É comum que tenham a pele em tons escuros, mas há exceções, principalmente por conta da miscigenação com seres de outras raças, como humanos e elfos.


Os matuius costumam viver em aldeias isoladas pela floresta, mas mantém fortes relações comerciais e diplomáticas com outras raças através de pequenas caravanas. Em maioria, são uma raça pacífica e que valoriza muito sua relação com a harmonia da natureza, mas não costumam esquecer ofensas contra suas crenças e seus territórios. Quando necessário, são guerreiros implacáveis que usam bem o ambiente a a seu favor. Também são conhecidos por serem excelentes agricultores, graças a sua ligação natural com o solo.


Suas tradições são transmitidas de forma oral, não havendo o costume de registros escritos, mas quando o fazem, utilizam o alfabeto comum. Sua religião normalmente se baseia no culto às entidades da natureza, tendo os druidas um papel de destaque.


Poucos membros dessa raça costumam se afastar de suas aldeias, mas há aqueles que se aventuram em busca de conhecer mais sobre o mundo ou buscando recursos para a proteção de seu território ancestral.

 

Características Raciais dos Matuius


Aumento no Valor de Atributo. Seu valor de Destreza aumenta em 2 e Sabedoria aumenta em 1.


Idade. Os matuius amadurecem na mesma velocidade que os humanos e podem chegar a viver um século.


Alinhamento. Matuius são uma povo pacifico, raramente são maus e tem uma sociedade bem organizada e fiel à natureza, se distanciando da anarquia. De um modo geral são neutros, mas as exceções tendem para bondade e ordem.


Tamanho. Tem tamanho Médio, a altura deles varia de 1,40m a 1,80m, e peso semelhante a um humano de mesma altura.


Deslocamento. 10,5 m.


Idiomas. Matuiu, Comum, Silvestre e um idioma adicional.


Proficiência com Ferramentas. Você é proficiente em uma das seguintes ferramentas de artesão, à sua escolha: construtor ou entalhador.


Legado do Protetor da Natureza. Você conhece o truque Arte Druídica. Ao alcançar o 3° nível, pode conjurar a magia Crescer Espinhos uma vez. Ao alcançar o 5º nível, pode conjurar Invocar Animais uma vez. Você precisa terminar um descanso longo para conjurar as magias deste traço outra vez. Sabedoria é a habilidade usada para a conjuração destas magias.


Rastros Invertidos. Não apenas os seus pés são invertidos, mas todos os rastros que você deixa são confusos. Testes de habilidade para rastrear você tem desvantagem. Além disso, sempre que alguém fizer um teste para rastrear você com desvantagem e falhar em ambos os dados rolados, ele começa a rastreá-lo na direção contrária ou a andar em círculos.


Afinidade com a Mata. Você ganha proficiência em duas das seguintes perícias, a sua escolha: Adestrar Animais, Atletismo, Furtividade, Natureza e Sobrevivência.

 
 

Imagem: Sula Moon, para "A Bandeira do Elefante e da Arara"


Fontes de pesquisa:

CARVAJAL, Gaspar de; ACUNÃ, Cristobal; Rojas, A. Descobrimentos do Rio das Amazonas. São Paulo, Editora Nacional: 1941.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 10ª ed. São Paulo: Ediouro, s/d. ISBN 85-00-80007-0.

CASCUDO, Câmara. Geografia dos Mitos. 1ª ed. São Paulo: Global editora. 2012.

GARCIA, Juliana. Minha Coleção De Mitos Do Folclore Brasileiro. 1ª Ed. São Paulo: Editora Caramelo, 2014.

VASCONCELOS, Simão de. Chronica da Companhia de Jesus do estado do Brasil e do que obraram seus filhos n'esta parte do novo mundo em que se trata da entrada da Companhia de Jesus nas partes do Brasil, dos fundamentos que n'ellas lançaram e continuaram seus religiosos, e algumas noticias antecedentes, curiosas e necessarias das cousas d'aquelle estado. vol. 2. São Paulo : Edusp, 2010.

831 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page