top of page

Mão de Cabelo (D&D 5ª ed) - Bestiário Tropical pag. 063

Gostou do conteúdo? Apoie nosso projeto.


Essa criatura se parece com um gigantesco emaranhado de cabelo, enrolado em um velho lençol branco, com partes humanas saindo em alguns lugares. Suas "mãos" são longas mechas de cabelo cortante e sua face pode ser humana ou qualquer algo mais disforme e até inexplicável, mas certamente assustador. Pode vir acompanhada de uma coruja, sua fiel parceira.


Mãos de Cabelo são uma espécie de bicho-papão nascida dos terrores que pais colocam em suas crianças. Sua função é punir aquelas que desobedecem, mesmo que involuntariamente as regras de higiene, principalmente aquelas que urinam em suas camas durante a noite. Costumam visitar, silenciosamente, o quarto de crianças, passando suas mãos peludas sobre os lençóis para ver se estão molhados e, se estiverem, punem a criança. Normalmente, nas primeiras vezes, irão apenas causar pesadelos, sem sequer acordá-las, mas há casos onde a criança repita isso por vezes demais, ao ponto de irritar a Mão, que pode resolver punir a criança, mutilando-a apenas levando-a embora para sempre.


Quando agarram uma criança, enrolam-a com suas mãos de tufos, fazendo com que os cabelos entrem em sua boca, impedindo-a de gritar. Ela também atacará ferozmente qualquer um que a tente impedir de realizar esse sinistro "trabalho".


Belonofobia. Mãos de Cabelo não gostam nem de ver ou ouvir falar em objetos cortantes de qualquer espécie, principalmente tesouras. A simples menção dessa palavra causa-lhes sentimentos explosivos, como medo ou fúria. Segurar uma lâmina na frente dela pode não ser algo seguro.


Mão de Cabelo

Feérico médio (megera), ordeiro e mau.

 

Classe de Armadura: 14 (armadura natural)

Pontos de vida: 121 (22d8 + 22)

Deslocamento: 9 m, escalar 9 m

 

FOR DES CON INT SAB CAR

14 (+2) 17 (+3) 12 (+1) 10 (+0) 13 (+1) 15 (+2)

 

Perícias: Furtividade +5, Percepção +3

Sentidos: Percepção às cegas 18 m (cego além desse raio), Percepção passiva 11

Idiomas: Comum e Silvestre

Desafio: 4 (1.100 XP)

 

Conjuração Inata. O atributo de conjuração da Mão de Cabelo é Carisma (CD de resistência de magia 12). Ele pode conjurar, inatamente, as seguintes magias, sem a necessidade de componentes:

À vontade: Arrombar, Causar Medo (alcance: toque), Conjurar Familiar (coruja apenas).


Escalada de Aranha. A Mão de Cabelo pode escalar superfícies difíceis, inclusive de cabeça para baixo no teto, sem a necessidade de fazer um teste de atributo.


Olfato Apurado. Esta criatura tem vantagem em testes de Sabedoria (Percepção) que dependam do olfato.

 

Ações:


Ataques Múltiplos. Esta criatura faz dois ataques com o chicote capilar.


Chicote Capilar. Arma de Combate Corpo a Corpo: +5 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 7 (1d8 + 3) pontos de dano cortante e o alvo fica agarrado (CD 12 para escapar). Até o agarrão terminar, o alvo está contido, não pode falar e a Mão de Cabelo não pode agarrar outro alvo.


Passagem Invisível. A Mão de Cabelo magicamente torna-se invisível até que ela ataque ou conjure uma magia ou até que a concentração dela termina (como se estivesse se concentrando em uma magia). Enquanto estiver invisível, ela não deixa qualquer evidencia física de sua passagem, portanto ela só pode ser rastreada através de magia. Qualquer equipamento que ela esteja vestindo ou carregando fica invisível com ela.

 
 

Imagem: Daniel Hammer (sigam ele)


Fontes de pesquisa:


ALVES, Januária. Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro. 1ª Edição. São Paulo: FTD: SESC Edições, 2017.


CASCUDO, Câmara. Geografia dos Mitos. 1ª ed. São Paulo: Global editora. 2012.


LOPES, Gabriela. Entre assombrações e fantasminhas: estudo do sobrenatural em narrativas infanto-juvenis. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: PUC-RS, 2009


TAVARES DE LIMA, Rossini. Mitos do Estado de S. Paulo. Revista do Arquivo Municipal. Vol 117 - 120. São Paulo: Arquivo Municipal, 1947.


Depoimento recolhido pelo Grimório Tropical com uma família de Minas Gerais.


287 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page