top of page

O Pergaminho Vermelho - Inspirações p/ sua Crônica pag. 005

Por que adultos deveriam ver um desenho para crianças?


O Pergaminho Vermelho (trailer) é uma animação brasileira que estreou na plataforma Disney Plus em 2020. Com duração de 1h30, é leve, divertida, educativa, com um trabalho de construção de mundo bastante criativo, completamente nacional e um grande elenco de dublagem (inclusive Wendel Bezerra, dublador do Goku e Bob Esponja).


É possível notar uma inspiração nos animes do gênero isekai (onde o protagonista é levado à viver aventuras em um universo paralelo, normalmente parecido com um MMO RPG), com castelos, bardos, labirintos e magia, mas há referências bem sutis ao folclore e à fauna do Brasil, mas de um jeito que isso não atrapalha a compreensão da obra caso alguém não pegue. Nelson Botter Jr, diretor, alega que queria desenvolver um mundo onírico que pudesse servir de referência para um imaginário nosso para crianças brasileiras.


A protagonista é Nina, dublada pela Anny Gabriely (Moana), acompanhada por seu inseparável companheiro Upa, uma preguiça falante. O filme trás uma meiga lição sobre crescimento, maturidade e responsabilidade afetiva, que já é percebida no subtítulo, "Crescer é uma grande aventura", e é preciso lembrar que ele foi produzido tendo o público infantil como alvo, mas acabou se tornando uma animação para crianças entre 7 e 70 anos.


Um público de espírito mais adulto ainda vai encontrar uma boa satisfação, mesmo que não esteja assistindo com seu filho ou irmão mais novo, não apenas por procurar os easter-eggs, mas porque o roteiro realmente é inteligente e bem construído. A técnica de produção não fica atrás de animações estrangeiras e chega até a gerar o estranhamento de "Nossa, isso é mesmo brasileiro". Nesse sentido, mesmo os que são velhos por dentro ainda se divertem.


Para os narradores que trabalham com RPG para crianças e também para aqueles que buscam uma ideias para criar um cenário mais brasílico e folclórico, principalmente os que exploram sistemas focados em animes, certamente O Pergaminho Vermelho é uma ótima inspiração para sua crônica.



95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page