top of page

Padre Cícero - Personagens do Brasil pag. 004

Atualizado: 23 de abr. de 2021

"Bendita e louvada seja a luz que mais alumia

Valei-me meu Padrinho Cicero e a mãe de Deus das Candeias"


Cego Oliveira - Mãe de Deus das Candeias.

 

(Esse trabalho só foi possível graças aos nossos apoiadores. Apoie você também.)


Cícero nasceu na cidade do Crato, no Ceará, e há quem diga que seu nascimento foi profetizado por um sonho. Já moço, decidiu que seria padre e, com a ajuda de seu padrinho, conseguiu estudar e ser ordenado. Decidiu que seria professor do seminário, mas seu destino seria outro.


A região do Ceará sempre sofreu com forte criminalidade, mas naqueles tempos, a violência era muito maior. O banditismo do cangaço vivia em uma constante guerra com coronéis a e volante, a polícia


Aos 38 anos, foi convidado a celebrar uma missa na cidade pobre cidade de Juazeiro, que não passava de um vilarejo, na época. Segundo ele, planejava retornar rápido ao seminário, mas Jesus veio-lhe em sonho e disse: "É você, padre, tome conta deles”. Assim, Cícero ficou na cidade e tornou-se uma autoridade local. Proibiu as bebedeiras e a prostituição e estimulou a população a se unir para resolver seus problemas. A região começou a melhorar e a criminalidade diminuiu.


Logo começaram os relatos de milagres operados pelo padim, incluindo curas inexplicáveis e até fazer chover no sertão. Mais do que um figura religiosa, o padre era um líder político. Juazeiro crescia rapidamente seus seguidores já eram milhares. Isso começou a incomodar pessoas poderosas, inclusive na igreja católica, que alegava que seus milagres eram falsos. Com o tempo, o padre teceu diversas alianças políticas e sua fama chegava a todo o Brasil. Cícero chegou a ser chamado para negociar acordos até com o temido cangaceiro Lampião.


Proibido pela igreja de rezar missas, o padre não se abalou e continuou a fazer suas reuniões nas casas dos fiéis. O momento mais decisivo de sua vida seria quando a República destituiu o governador do Ceará e Cícero, unido com grandes famílias locais, resolve tomar a capital com seu exército de romeiros, depõem o governador indicado pela República e fica por vários dias na cadeira de governador do estado, deixando clara sua posição como o homem mais importante do estado.


Próximo ao fim da vida, Cícero foi excomungado pelo Vaticano, mas isso não abalou a fé que todos tinham pelo Santo de Juazeiro e, até hoje, sua cidade recebe procissões de romeiros, buscando sua proteção e sua benção para superar as adversidades.



Padre Cícero Romão

Humanoide médio

 

Classe de Armadura: 17

Pontos de vida: 299 (46d8 + 102)

Deslocamento: 9 metros

 

FOR DES CON INT SAB CAR

8 (-1) 13 (+1) 14 (+2) 16 (+3) 22 (+6) 19 (+4)

 

Salvaguardas: Con +8, Int +8, Sab +11, Car +10

Perícias: Historia +8, Intuição +11, Medicina +11 Persuasão +9, Religião +8

Resistência a Danos: Radiante

Imunidade à condições: Amedrontado, enfeitiçado

Sentidos: Visão verdadeira 9 m, percepção passiva 16

Idiomas: Comum, Celestial e 1 adicional

Desafio: 14 (11.500 XP)

 

Aura do Protetor de Juazeiro. O sagrado envolve o Padim, fortalece seus aliados e gera duvida no coração de seus inimigos. As criaturas a escolha do Padre que estejam a 1 km dele recebem os efeitos das magias Santuário e Proteção contra o Bem e o Mal como se tivesse sido conjurado pelo Padre. Se uma criatura fizer uma ação que encerre o efeito de santuário nela, esta aura não pode afetá-lo até a próximo amanhecer.


Benção do Padim. De maneira inata, o Padre Cícero conjurar sem a necessidade componentes, as seguintes magias em um único alvo no alcance da magia como ação bônus. Ele não precisa manter a concentração no efeito, que dura até ser dissipado ou tempo de duração acabar. As magias são: Acalmar Emoções, Benção, Palavra Curativa, Remover Maldição, Restauração Menor.


Conjuração. Padre Cícero é um conjurador de 20° nível. Sua habilidade de conjuração é Sabedoria (CD de salvaguarda de magia 19, +11 para atingir com ataques com magia). Ele possui as seguintes magias de clérigo preparadas:


Truques (à vontade): Acudir os Moribundos, Chama Sagrada, Luz, Soar os Mortos*, Taumaturgia

1° circulo (4 espaços): Curar Ferimentos, Detectar o Bem e o Mal, Escudo da Fé, Infligir Ferimentos

2° circulo (3 espaços): Aprimorar Atributo, Arma Espiritual, Imobilizar Pessoa, Zona da Verdade

3° circulo (3 espaços): Criar Comida e Água, Palavra Curativa em Massa, Remeter, Revivificar

4° circulo (3 espaços): Banimento, Presságio, Proteção Contra a Morte

5° circulo (3 espaços): Curar Ferimentos em Massa, Missão, Restauração Maior

6° circulo (2 espaços): Aliado Extraplanar, Moléstia, Palavra de Regresso

7° circulo (2 espaços): Ressurreição, Templo dos deuses*

8° circulo (1 espaço): Aura Sagrada, Controlar o Clima

9° circulo (1 espaço): Cura Completa em Massa

*Guia de Xanathar para todas as coisas


Resistência a Magia. Esta criatura tem vantagem em salvaguardas contra magias e outros efeitos mágicos.


Graça. O Padre soma sua Sabedoria na CA e nas Salvaguarda de Constituição e Carisma e as armas dele são consideradas magicas e usam seu modificador de Sabedoria, ao invés de Força para rolagens de ataque e dano, já adicionado nas estatísticas.


Milagres e Promessas. Uma vez por semana, o Padim pode conceder um milagre a uma pessoa de fé. Contanto que seja para o bem do pedinte, o Padre pode usar a característica Intervenção Divina automaticamente, sem rolagem de dados, mas a criatura que fez o desejo fica automaticamente sobre o efeito da magia Missão.


 

Ações


Ataque Múltiplos. Usa Presença Santa e depois um conjura um truque ou realiza um ataque com arma.


Bengala Sagrada. Arma de Combate Corpo a Corpo: +11 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 8 (1d4 + 6) pontos de dano cortante mais 10 (3d6) pontos de dano radiante.


Presença Santa. Cada criatura, à escolha do Padre, que esteja a até 36 metros dele e esteja ciente disso, deve ser bem sucedida numa salvaguarda de Sabedoria CD 19 ou ficará amedrontada, atordoada e enfeitiçada por 1 minuto. Uma criatura pode repetir a salvaguarda no final de cada um dos turnos dela, terminando o efeito sobre si, caso obtenha sucesso. Se a salvaguarda de uma criatura for bem sucedida ou caso o efeito termine sobre ela, a criatura ficará imune a Presença Santa do Padre Cícero pelas próximas 24 horas.

 

Construtor de Templos


Se o Padre Cícero pretende se manter em uma cidade por muito tempo, ele vai preparar e conjurar Consagrar e Proibição no templo local, ou invocar um templo caso não tenha, até que se torne permanente.

 

Informações, curiosidades e ganchos p/ RPG:


  • Apesar de sua origem humilde, Cícero era um homem culto, conhecia sobre diversos assuntos e sabia latim, como era comum aos padres da época.

  • A vida de Cícero, segundo as histórias, foi repleta de profecias, milagres e magias. Quase tudo que ele tocou foi considerado santificado até os dias de hoje.

  • Cícero fez diversas peregrinações eclesiásticas antes no período antes de se tornar professor de seminário. Pouco se sabe do que ocorreu nessas peregrinações.

  • Cícero foi muito próximo de Floro Bartolomeu, um médico e advogado rábula que vivia em Juazeiro. O médico quem atestou diversos dos milagres padre, afirmando não terem explicação científica. Além disso, o médico tornou-se uma forte figura política, juntamente com o padre. Ambos chegaram a ser eleitos deputados federais, mas apenas Floro assumiu o cargo.

  • Os seguidores do padre eram os mais variados possíveis; desde fiéis romeiros, a cangaceiros, jagunços, soldados e beatas, sem muita distinção entre eles.

  • O padre construiu uma nova igreja e Juazeiro apenas com doações arrecadas pela população. O local é considerado sagrado.

  • Durante o período de vida de Cícero, Juazeiro foi um local bastante pacífico. Há relatos que nem mesmo brigas de ruas eram relatadas com frequência.

  • O Padim possuía alianças com diversas lideranças políticas do Ceará, mas isso não significa que fosse submisso a elas.

 

Informações Técnicas:


Nome completo: Cícero Romão Batista

Nascimento: 24 de Março de 1844, Crato – Ceará.

Falecimento: 20 de julho de 1934, Juazeiro do Norte - Ceará

Causa da morte: Paralisia intestinal



Fontes de pesquisa:


BRITO, E. J. C. O santo que vive no sol: Padre Cícero. Ano VII, nº 14, dezembro/2016


CASCUDO, L. C. Vaqueiros e cantadores. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: USP, 1984.


CAVA, Ralph Della. Milagre em Joaseiro / Ralph Della Cava; tradução Maria Yedda Linhares.

— 3a ed. — São Paulo: Companhia das Letras, 2014.


FERNANDES, Roberto Ferreira. A devoção dos nordestinos em Padre Cícero e os vários

pontos de vista sobre uma figura emblemática e questionada na contemporaneidade. Cajazeiras, 2017.


GREENFIELD, Gerald. (RE)LEMBRANDO PADRE CÍCERO: MEMÓRIA, CLASSE SOCIAL E REGIÃO Revista Eletrônica do Mestrado Acadêmico em História da UECE.


NETO, Lira. Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão. São Paulo: Companhia das Letras,

2009.


PINHO, M. F. M. Acontecimentos extraordinários do Joaseiro: O milagre da transformação

da Hóstia Sagrada, em sangue, nas páginas do jornal O Apostolo, do Rio de Janeiro (1889-1898).

XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis – SC. Ano 2015.


STINGHEN, Marcela Guasque. Padre Cícero: a canonização popular. Marcela Guasque

Stinghen. -Campinas, SP: [s.n.], 2000.


SANTOS, Igor Vieira. A influência do Padre Cícero e imagem da cidade do Juazeiro do

Norte / Igor Vieira Santos. - João Pessoa, 2009.


ROSA, Rogério. Sedição de Juazeiro. In: <http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeirarepublica/SEDI%C3%87%C3%83O%20DE%20JUAZEIRO.pdf> Acesso em 13 mar 2021, às 22:45.


TOLOVI, Carlos Alberto. Padre Cícero do Juazeiro do Norte: a construção do mito e seu alcance social e religioso. 2015.

Pesquisa pelo historiador Jonatha Ferreira

Redação pelo jornalista Gabriel Abilio

Ficha pelo Game Designer Daniel Medeiros

300 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page