A perna esquerda de um humanóide aparece naquele local escuro. Apenas a perna, separada de seu corpo, como se houvesse sido decepada, movendo-se a pulos ágeis e silenciosos. O membro é coberto de pelos, muito mais do que qualquer pessoa poderia ter, e tem unhas grandes, sujas e mal cuidadas em seus dedos tortos.
Não se sabe bem de onde surgem essas grotescas criaturas. Uma história popular diz que uma perna cabeluda surge se um filho chegar a matar a própria mãe por meio de chutes. Ele então teria febre súbita e morreria, deixando somente uma perna amaldiçoada na Terra, mas essa teoria não é de consenso comum.
Essa espécie é solitária e normalmente vive em ambientes urbanos, tendo hábitos principalmente noturnos. Não come, não se reproduz, não possui qualquer forma de relação com outros seres vivos que não seja de simplesmente atacá-los, dando preferência a alvos solitários no meio da madrugada e se escondendo durante o dia.
Normalmente, esperam furtivamente, à espreita de vítimas, surpreendendo-as violentamente. Caso sua vítima consiga correr o bastante, a Perna Cabeluda apenas perderá o interesse após algum tempo de perseguição e irá procurar outro alvo. Caso consiga matar sua vítima, a Perna Cabeluda nada faz com seu corpo, indo atrás de mais uma vítima até que o nascer do sol faça-a se esconder novamente.
Natureza aberrante. A Perna Cabeluda não precisa comer e beber ou respirar.
Perna Cabeluda
Aberração pequena, caótico e mau
Classe de Armadura: 14 (armadura natural)
Pontos de vida: 65 (12d6+24)
Deslocamento: 9 m
FOR DES CON INT SAB CAR
16 (+3) 16 (+3) 14 (+2) 5 (-3) 10 (+0) 5 (-3)
Perícias: Acrobacia +5, Furtividade +5
Imunidade a condições: Atordoado, Cego, Surdo.
Sentidos: Percepção as cegas 12 m, percepção passiva 10
Idiomas: Nenhuma
Desafio: 1 (200 XP) Bônus de Proficiência: +2
Passos Silenciosos. Os passos da Perna Cabeluda não fazem barulho se ela quiser.
Ações:
Chute. Arma de Combate Corpo a Corpo:+5 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 7 (1d8 + 3) pontos de dano contundente e o alvo deve ser bem-sucedido em uma salvaguarda de Força, CD 13, ou ficará caído.
Prótese Cabeluda Aberrante
Em Eberron, algumas aberrações e conjuradores loucos fazem encantamentos para usar a Perna Cabeluda como uma prótese viva. Nesse estado, a Perna Cabeluda não é capaz de agir por conta própria e usa os atributos de seu controlador. O usuário recebe as seguintes características:
• Pode dar um chute como ataque corpo a corpo que causa 1d8 mais a força do usuário.
• O deslocamento do usuário se torna 12 metros se não for maior.
• O usuário tem vantagem em teste de destreza (Furtividade) para não ser ouvido enquanto anda.
Se o usuário for morto, a Perna Cabeluda volta ao normal depois de 5 minutos, agindo normalmente. Remover a Prótese Cabeluda Aberrante de uma criatura viva requer que ela seja cortada.
Imagem: Gabriel Pereira
Fontes de pesquisa:
ALVES, Januária. Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro. 1ª Edição. São Paulo: FTD: SESC Edições, 2017.
BELTRÃO, Rafael. A Medonha Perna Cabeluda. O Recife Assombrado. Assombrações. In: <http://www.orecifeassombrado.com/assombracoes/a-medonha-perna-cabeluda/>. Acesso em 21 de abril de 2021, às 22:36.
SILVA, Sheila et al. Narrativas, histórias assombrosas e pesquisa videográfica nos bairros Padre Palhano e Santa Casa na cidade de Sobral/CE. Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia, v. 2, n. 1, p. 263, 2014.
SOARES, José. A perna cabeluda de Olinda. Olinda: Casa Rui Barbosa, 1976.
Só gostaria de agradecer e parabenizá-los por sempre disponibilizar referências bibliográficas tão extensas e completas em cada um de seus posts. Pode não parecer muito, mas mostra uma enorme responsabilidade; fontes, ainda mais tão confiáveis quanto as suas, ajudam muitíssimo a possibilitar novas pesquisas no futuro, muito obrigado!