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Um pesado pilão de madeira branca e ornamentos simbólicos, com mais de 100 quilos, aparece rodopiando e soprando fogo. Sua mão de pilão voa ao seu lado envolta em chamas. Se desloca rodopiando ou rolando e provoca um som ensurdecedor, capaz de ser sentido até mesmo na alma de quem o escuta, ao bater o bastão no fundo de sua cavidade.
Essa assombração tem origem em terras onde humanoides tenham sido forçados a trabalhar em regime de escravidão, moendo grãos, como café e milho, em imensos pilões de madeira, ao ponto de morrerem de exaustão. Com o tempo, aparições na forma de pilões malditos aparecem cuspindo o fogo do inferno, prontos a fazer sofrer qualquer um que se colocar em seu caminho.
Um pilão de fogo costuma vagar durante a noite por estradas ou centros de antigas cidades, atacando qualquer pessoa, animal ou objeto que encontrar, desde barracas de feira até viajantes desaviados. Evitam lugares consagrados por magias benignas e são, normalmente, solitários.
Pilão rolante. Essa criatura se desloca rolando ou rodopiando e destruindo tudo que estiver seu caminho, o que muitas vezes deixa um rastro fácil de localizar, dependendo do tipo de terreno, e pode ser bastante barulhento.
Perseguição. Ao localizar um alvo, o Pilão de Fogo não desiste até destruí-lo e incinerar seus restos, podendo persegui-lo até alcançá-lo ou até que o sol venha a nascer.
Pilão de Fogo
Morto-vivo médio, neutro e mau.
Classe de Armadura: 14 (armadura natural)
Pontos de vida: 65 (10d8 +20)
Deslocamento: 9 m (18 m rolando ladeira abaixo)
FOR DES CON INT SAB CAR
18 (+4) 9 (-1) 15 (+2) 6 (-2) 13 (+1) 6 (-2)
Resistências a dano: Contundente, cortante e perfurante de ataques não-mágicos.
Imunidade a danos: Ígneo e venenoso
Imunidade a condições: Amedrontado, cego, enfeitiçado, envenenado, exausto, paralisado, petrificado, surdo.
Sentidos: Percepção às cegas 18 m (cego além desse raio), Percepção passiva 11
Idiomas: Nenhum
Desafio: 4 (1.100 XP)
Investida Rolante. Se o Pilão de Fogo avançar pelo menos 6 metros em linha reta até um alvo e então atingi-lo com um ataque de pancada no mesmo turno, o alvo sofre 7 (2d6) de dano de contundente adicionais. Se o alvo for uma criatura, ela deve ser bem sucedida em uma salvaguarda de Força CD 16 ou será derrubada no chão.
Ações:
Pancada. Arma de Combate Corpo a Corpo: +6 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 8 (ld8 + 4) ponto de dano contundente mais 7 (2d6) ponto de dano ígneo.
Rajada de Fogo. Ataque Magico à Distancia: +3 para acertar, distância 9/27 m, um alvo. Dano: 11 (2d10) ponto de dano ígneo.
Batida Aterradora. Cada criatura que esteja a até 6 metros do Pilão de Fogo deve ser bem sucedida em uma salvaguarda de Constituição CD 13 ou ficará surda por 1 minuto. Se falhar por 5 ou mais, a criatura também ficará atordoada. Uma criatura pode repetir a salvaguarda no final de cada um dos turnos dela, terminando o efeito sobre si caso obtenha sucesso. Se a salvaguarda de uma criatura for bem sucedida ou caso o efeito termine sobre ela, a criatura ficará imune à Batida Aterradora desse Pilão de Fogo pelas próximas 24 horas.
Imagem: Julia GMA (sigam ela)
Fontes de pesquisa:
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 10ª ed. São Paulo: Ediouro, 1952.
GARCIA, Juliana. Minha Coleção De Mitos Do Folclore Brasileiro. 1ª Ed. São Paulo: Editora Caramelo, 2014.
TAVARES DE LIMA, Rossini. Mitos do Estado de S. Paulo. Revista do Arquivo Municipal Vol 117 - 120. São Paulo: Arquivo Municipal, 1947.
Paraitinga Turismo: Aventura & Descobertas. Lendas da Cidade. In: <http://www.paraitinga.com.br/slparaitinga/A_Cidade/Folclore/255/Lendas>. Acesso em 18 de Jan 2012.