Um imenso humanoide musculoso, de cabelos compridos, com apenas de um olho enorme na face. Seu corpo todo é coberto por pelos e espinhos. Possui garras e uma boca grande com longas presas. Os pé são cascos redondos e, quando se chega perto, sente-se um cheiro podre.
Em outros tempos, Labatut já foi humano; um general brilhante, carismático e extremamente cruel, que cometeu diversos crimes de guerra. Ao morrer, sua alma foi recrutada por demônios e transformada nessa criatura horrenda, tornando-se muito mais poderoso e perverso. Rapidamente progrediu na hierarquia infernal. As vezes ele resolve voltar ao mundo mortal para atormentar os mortais e devorar a carne de crianças.
Noturno. Por algum motivo, Labatut jamais aparece no mundo mortal durante o dia.
Grunhidos. Por alguma deformação que ocorreu em sua transformação, Labatut não é capaz de falar em outro idioma, exceto abissal.
Labatut em cenários específicos. Se você quiser integrar mais profundamente o Labatut a algum dos cenários de D&D, pode transformá-lo em um demônio a serviço dos lordes demônios do Abismo ou entidades similares. Se o fizer, ele ganha Visão Verdadeira 36 m e Telepatia 36 m, sem mudanças de ND.
Labatut
Ínfero grande, caótico e mau
Classe de Armadura: 17 (armadura natural)
Pontos de vida: 152 (16d10 + 80)
Deslocamento: 15 m
FOR DES CON INT SAB CAR
21 (+5) 12 (+1) 20 (+5) 17 (+3) 12 (0) 15 (+2)
Salvaguardas: For +10, Int +8, Sab +6, Car +7
Perícias: Atletismo +9, Intimidação +7, Percepção +6
Resistências a dano: Elétrico, Ígneo, Gélido; Concussão, Cortante e Perfurante de ataques não-mágicos.
Imunidade a dano: Venenoso
Imunidade a condições: Envenenado
Sentidos: Visão no escuro 36 m, percepção passiva 16
Idiomas: Fala abissal, mas compreende comum.
Desafio: 14 (11.500 XP)
Armas Mágicas. Os ataques com armas do Labatut são mágicos.
Carga. Se o Labatut se mover pelo menos 6 metros em linha reta em logo antes de um ataque de presas, o alvo sofre 14 (4d6) pontos de dano cortante adicionais e deve ser bem-sucedido em uma salvaguarda de Força com CD 18 ou ficará caído.
Manobras de Combate. Uma vez por turno, o Labatut pode fazer um dos seguintes efeitos:
• Após atingir uma criatura com um ataque corpo a corpo, o Labatut pode empurrá-lo 4,5 metros para trás.
• Após atingir uma criatura com um ataque corpo a corpo, o Labatut força a criatura a fazer uma salvaguarda de Sabedoria contra CD 15. Se falhar, a criatura estará amedrontada até o final de seu próximo turno.
• O Labatut usa uma ação bônus para fazer uma finta contra um oponente a 1,5 m dele. O próximo ataque que ele efetuar contra essa criatura terá vantagem.
Proteção de Espinhos. O Labatut solta espinhos nos inimigos quando recebe ataques. Uma criatura que atinja o Labatut com um ataque corpo a corpo, deve fazer uma salvaguarda de destreza contra CD 18. Se falhar recebe 7 (2d6) de dano perfurante.
Resistência à Magia. Labatut possui vantagem em testes de resistência contra magias e outros efeitos mágicos.
Ações:
Ataques Múltiplos. Labatut faz três ataques: dois com as garras e um com as presas.
Presas. Arma de Combate Corpo a Corpo: +10 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 19 (4d6 + 5) pontos de dano perfurante.
Garras. Arma de Combate Corpo a Corpo: +10 para acertar, alcance 3 m, um alvo. Dano: 14 (2d8 + 5) pontos de dano cortante.
Ventania Ensurdecedora. Durante 1 minuto o Labatut cria uma ventania barulhenta em volta de si mesmo para disfarçar seu caminhar pesado. Criaturas até 18 metros do Labatut tem desvantagem para fazer testes de percepção relacionados a audição.
Variação - Labatut Tirano Abissal:
Quando humano, Labatut era um tirano que usava o açoite para espalhar medo e receber obediência de seus subordinados. Você pode optar por ele ainda utilizar essa arma nos casos raros que estiver comando outras criaturas. O Labatut Tirano Abissal tem as seguintes ações adicionais:
Ataques Múltiplos. O Labatut faz três ataques: um com as presas e dois com as garras ou açoite.
Açoite. Arma de Combate Corpo a Corpo: +10 para acertar, alcance 4,5 m, um alvo. Dano: 10 (2d4 + 5) pontos de dano cortante mais 5 (2d4) de dano ácido.
Infligir Agressividade. O Labatut berra ordens e usa seu açoite para estimular os aliados em combate. Ele causa 10 (2d4 + 5) de dano cortante a uma criatura não-hostil a 4,5 m dele. Esse aliado pode usar uma reação para fazer um ataque e ganha vantagem em seus ataques até o final do seu próximo turno.
Fontes de pesquisa:
ALVES, Januária. Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro. 1ª Edição. São Paulo: FTD: SESC Edições, 2017.
CASCUDO, Câmara. Geografia dos Mitos. 1ª ed. São Paulo: Global editora. 2012.
EDELWEISS, Frederico. Apontamentos do Folclore. Salvador: UFBA. 2001.
FRANCHINI, Ademilson. As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro. Porto Alegre: L&PM Editores. 2011.
JUNIOR, Antonio. Conexões Nordestinas. s/l: Clube de Autores. 2012.