top of page

Labatut (D&D 5ª ed) - Bestiário Tropical pag. 007

Um imenso humanoide musculoso, de cabelos compridos, com apenas de um olho enorme na face. Seu corpo todo é coberto por pelos e espinhos. Possui garras e uma boca grande com longas presas. Os pé são cascos redondos e, quando se chega perto, sente-se um cheiro podre.


Em outros tempos, Labatut já foi humano; um general brilhante, carismático e extremamente cruel, que cometeu diversos crimes de guerra. Ao morrer, sua alma foi recrutada por demônios e transformada nessa criatura horrenda, tornando-se muito mais poderoso e perverso. Rapidamente progrediu na hierarquia infernal. As vezes ele resolve voltar ao mundo mortal para atormentar os mortais e devorar a carne de crianças.


Noturno. Por algum motivo, Labatut jamais aparece no mundo mortal durante o dia.


Grunhidos. Por alguma deformação que ocorreu em sua transformação, Labatut não é capaz de falar em outro idioma, exceto abissal.


Labatut em cenários específicos. Se você quiser integrar mais profundamente o Labatut a algum dos cenários de D&D, pode transformá-lo em um demônio a serviço dos lordes demônios do Abismo ou entidades similares. Se o fizer, ele ganha Visão Verdadeira 36 m e Telepatia 36 m, sem mudanças de ND.


Labatut

Ínfero grande, caótico e mau

 

Classe de Armadura: 17 (armadura natural)

Pontos de vida: 152 (16d10 + 80)

Deslocamento: 15 m

 

FOR DES CON INT SAB CAR

21 (+5) 12 (+1) 20 (+5) 17 (+3) 12 (0) 15 (+2)

 

Salvaguardas: For +10, Int +8, Sab +6, Car +7

Perícias: Atletismo +9, Intimidação +7, Percepção +6

Resistências a dano: Elétrico, Ígneo, Gélido; Concussão, Cortante e Perfurante de ataques não-mágicos.

Imunidade a dano: Venenoso

Imunidade a condições: Envenenado

Sentidos: Visão no escuro 36 m, percepção passiva 16

Idiomas: Fala abissal, mas compreende comum.

Desafio: 14 (11.500 XP)

 

Armas Mágicas. Os ataques com armas do Labatut são mágicos.


Carga. Se o Labatut se mover pelo menos 6 metros em linha reta em logo antes de um ataque de presas, o alvo sofre 14 (4d6) pontos de dano cortante adicionais e deve ser bem-sucedido em uma salvaguarda de Força com CD 18 ou ficará caído.


Manobras de Combate. Uma vez por turno, o Labatut pode fazer um dos seguintes efeitos:

• Após atingir uma criatura com um ataque corpo a corpo, o Labatut pode empurrá-lo 4,5 metros para trás.

• Após atingir uma criatura com um ataque corpo a corpo, o Labatut força a criatura a fazer uma salvaguarda de Sabedoria contra CD 15. Se falhar, a criatura estará amedrontada até o final de seu próximo turno.

• O Labatut usa uma ação bônus para fazer uma finta contra um oponente a 1,5 m dele. O próximo ataque que ele efetuar contra essa criatura terá vantagem.


Proteção de Espinhos. O Labatut solta espinhos nos inimigos quando recebe ataques. Uma criatura que atinja o Labatut com um ataque corpo a corpo, deve fazer uma salvaguarda de destreza contra CD 18. Se falhar recebe 7 (2d6) de dano perfurante.


Resistência à Magia. Labatut possui vantagem em testes de resistência contra magias e outros efeitos mágicos.

 

Ações:


Ataques Múltiplos. Labatut faz três ataques: dois com as garras e um com as presas.


Presas. Arma de Combate Corpo a Corpo: +10 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 19 (4d6 + 5) pontos de dano perfurante.


Garras. Arma de Combate Corpo a Corpo: +10 para acertar, alcance 3 m, um alvo. Dano: 14 (2d8 + 5) pontos de dano cortante.


Ventania Ensurdecedora. Durante 1 minuto o Labatut cria uma ventania barulhenta em volta de si mesmo para disfarçar seu caminhar pesado. Criaturas até 18 metros do Labatut tem desvantagem para fazer testes de percepção relacionados a audição.

 

Variação - Labatut Tirano Abissal:


Quando humano, Labatut era um tirano que usava o açoite para espalhar medo e receber obediência de seus subordinados. Você pode optar por ele ainda utilizar essa arma nos casos raros que estiver comando outras criaturas. O Labatut Tirano Abissal tem as seguintes ações adicionais:


Ataques Múltiplos. O Labatut faz três ataques: um com as presas e dois com as garras ou açoite.

Açoite. Arma de Combate Corpo a Corpo: +10 para acertar, alcance 4,5 m, um alvo. Dano: 10 (2d4 + 5) pontos de dano cortante mais 5 (2d4) de dano ácido.


Infligir Agressividade. O Labatut berra ordens e usa seu açoite para estimular os aliados em combate. Ele causa 10 (2d4 + 5) de dano cortante a uma criatura não-hostil a 4,5 m dele. Esse aliado pode usar uma reação para fazer um ataque e ganha vantagem em seus ataques até o final do seu próximo turno.

 

 

Imagem original: Ikarow (Visite o catarse do projeto dele sobre folclore e terror)


Fontes de pesquisa:


ALVES, Januária. Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro. 1ª Edição. São Paulo: FTD: SESC Edições, 2017.

CASCUDO, Câmara. Geografia dos Mitos. 1ª ed. São Paulo: Global editora. 2012.

EDELWEISS, Frederico. Apontamentos do Folclore. Salvador: UFBA. 2001.

FRANCHINI, Ademilson. As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro. Porto Alegre: L&PM Editores. 2011.

JUNIOR, Antonio. Conexões Nordestinas. s/l: Clube de Autores. 2012.


828 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page