top of page

Livro de São Cipriano (D&D 5ª ed) - Itens de Vera Cruz pag. 008

Esse item foi escolhido pelos nossos apoiadores.


Livro de São Cipriano

Item Maravilhoso, Artefato (requer sintonização com mago ou bruxo)


Cipriano foi o maior de todos os bruxos, tendo adquirido sua magia diretamente de grandes entidades infernais, mas se arrependeu de suas maldades e morreu como um mártir, lutando por uma divindade benigna. Entretanto, seu livro mágico, contendo parte do seu antigo poder, desapareceu misteriosamente antes que o santo pudesse destruí-lo. Há quem diga que o objeto adquiriu vida própria. É fato que há relatos de todo lugar sobre aparições deste maligno objeto ao longo da história, corrompendo conjuradores e causando caos, depois desaparecendo novamente.


Uma criatura sintonizada ao livro deve passar 80 horas lendo e estudando-o para absorver seu conteúdo e usurpar seus benefícios. A criatura pode então, livremente modificar o conteúdo do livro. Magos e bruxos com a característica Pacto do Tomo podem usa-lo como grimório.


Sempre que uma criatura não-maligna se sintonizar com o Livro de São Cipriano essa criatura deve realizar um teste de resistência de Carisma CD 17. Se fracassar, a tendência da criatura muda para neutro e mau.


O Livro de São Cipriano pode ser usado como foco de magia. Quando você conjurar magias através do livro recebem +2 de bônus na CD de suas salvaguardas.


Propriedades Aleatórias. O Livro de São Cipriano possui as seguintes propriedades aleatórias:


- 3 propriedades benéficas menores

- 1 propriedade benéfica maiores

- 3 propriedades prejudiciais menores


Magias. Este livro tem 20 cargas. Enquanto o estiver empunhando, você pode usar uma ação para gastar 1 ou mais de suas cargas para conjurar uma das seguintes magias através dele, usando a CD de salvaguarda e o bônus de ataque de suas magias: Comando (1 carga), Enfeitiçar Pessoas (1 carga), Coroa da Loucura (2 cargas), Detectar Pensamentos (2 cargas), Invisibilidade (2 cargas), Ver o Invisível (2 cargas), Remover Maldição (3 cargas), (2 cargas), Invocar Demônio Maior¹ (4 cargas), Banimento (4 cargas), Contato Extraplanar (5 cargas), Reviver os Mortos (5 cargas), Sugestão em Massa (5 cargas), Conjurar Corruptor² (6 cargas), Invocar Feérico (6 cargas), Dedo da Morte (7 cargas) ou Dominar Monstros (8 cargas).


(¹ Guia de Xanathar para Todas as Coisas, ² Caldeirão de Tasha de Todas as Coisas)


Conhecimento antigo. Enquanto estiver sintonizado com este livro, você esta sob o efeito da magia Línguas e enquanto o estiver empunhando, você pode usar Lendas e Histórias uma vez ao dia.


Comunhão com o Tinhoso. Uma vez por dia, ao finalizar um descanso curto, você pode sacrificar uma criatura viva ou 25 PO para recuperar um espaço de magia de até 5° círculo ou um espaço de magia de pacto.

Isso também lhe deixa empoderado. Uma vez até o seu próximo descanso longo, ao conjurar uma magia que force uma criatura a realizar uma salvaguarda para evitar seus efeitos, você pode conferir desvantagem à primeira salvaguarda.


Mestre da Alquimia. Enquanto estiver sintonizado com o livro você sabe a fazer as seguintes poções, e consegue fabricá-las em apenas um dia, independente da raridade: Filtro do Amor, Poção de Envenenamento. Poção de Invisibilidade, Poção de Longevidade, Poção de Vitalidade.


Destruindo o Livro. Se o livro for banhado em água benta benzida pelo próprio São Cipriano, o artefato perde seu poder até a próxima lua cheia. Para ser destruído, o livro sem poder deve ser queimado em um templo de uma deidade benigna por uma criatura que esteja sintonizada com ele.


Imagem: Howard Lyon

344 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page