top of page

Zaori (D&D 5ª ed) - Bestiário Tropical pag. 012

Diz a lenda que um poderoso arcanjo vem, invisível, ao mundo mortal durante apenas um dia do ano (a sexta-feira da paixão). O pó invisível das asas desse arcanjo afeta os olhos das crianças que nasceram naquele dia, dando habilidades únicas a elas. Essas crianças são chamadas de zaoris.


Zaoris são quase idênticas à raça de seus pais, com exceção de seus olhos, que possuem um brilho inconfundível e que podem ser de cores incomuns. Toda pessoa que já viu um zaori antes reconhecerá outro imediatamente ao ver seus olhos. Normalmente são criaturas altruístas e benevolentes, com forte senso de dever, mas há exceções.


Tesouros para o bem maior. Essa raça possui poderes abençoados em relação à visão e pressentimentos. A habilidade mais cobiçada é seu dom de encontrar tesouros secretos, mas uma maldição afeta todos os zaoris, que nunca podem usar seu dom para causas egoístas; o tesouro precisa ser usado para uma forma de bem maior, para ajudar a vida de populações ou financiar heróis que tentam destruir um ínfero poderoso. O DM define se um determinado uso é ou não motivado a ajudar bem maior ou se é apenas uma causa egoísta, mas deve comunicar ao jogador, uma vez que o zaori sabe, intuitivamente, se será amaldiçoado (veja Encontrar tesouros, nas características raciais). Muitos zaoris fazem desse dom sua missão de vida.

 

Características Raciais dos Zaoris


Aumento no Valor de Atributo. Seu valor de Sabedoria aumenta em 2. Aumente o valor de dois outros atributos à sua escolha em 1.


Idade. Zaoris envelhecem e têm a mesma expectativa de vida da raça de seus pais.


Alinhamento. Zaoris seguem as o alinhamento das raças pelas quais são criados, mas há uma tendência de que optem por alinhamentos benignos. Essa raça tem forte inclinação para caridade e gentileza.


Tamanho. Tem o mesmo tamanho da raça de seus pais.


Deslocamento. Seu deslocamento básico é o mesmo da raça de seus pais.


Visão no Escuro. Você tem visão superior no escuro, podendo enxergar até 18 metros na meia-luz como se fosse dia e, na escuridão, como se fosse meia-luz. Na escuridão, você só consegue discernir tons de cinza.


Ver a Verdade. Você tem vantagem em teste de habilidade e salvaguarda para discernir ilusões e mentiras.


Intuição e Sentidos Aguçados. Você é proficiente nas perícias Intuição e Percepção.


Encontrar Tesouro. Uma vez por semana, você pode conjurar a magia Localizar Objetos, descrevendo que está buscando um tesouro na região. A área da magia aumenta para 1 km e a magia vai localizar o tesouro de maior valor na área. Se o tesouro estiver dentro de uma estrutura ou formação natural, a magia vai mostrar a entrada mais próxima do local. Você não precisa saber o que é o tesouro, que pode ser um objeto ou conjunto de objetos, até mesmo veios pedras ou metais preciosos, contanto que tenha o valor total mínimo de 100 PO. O DM pode fazer com que você conjure esta versão alternativa sem gastar ação ou uso desta habilidade.

Se você usar o tesouro encontrado em causas egoístas, você ficará cego durante um número de dias igual ao valor em peças do ouro do tesouro ou até você cumprir os serviços dado pela magia Missão conjurada por um clérigo de uma divindade benigna, além disso só a magia Desejo pode remover a cegueira.


Desprezar Obstáculos. Ao se concentrar nos dons de seus olhos, você pode ter uma noção dos movimentos de uma criatura atrás de objetos e ignorar parte dos obstáculos a sua visão. Seus ataques ignoram meia cobertura e três quartos de cobertura fornecida por objetos.


Idiomas. Compreende, fala e escreve comum e outro idioma à sua escolha.


 

- - Exemplos de Zaoris PdM - -


Zaori minerador

Humanóide (zaori) médio, qualquer alinhamento


Classe de Armadura: 10

Pontos de vida: 5 (1d8+1)

Deslocamento: 9 m.

 

FOR DES CON INT SAB CAR

11 (+0) 10 (+0) 12 (+1) 10 (+0) 13 (+1) 9 (-1)

 

Perícias: Intuição +3, Percepção +3

Sentidos: Visão no escuro 18 m, percepção passiva 13.

Idiomas: Comum e outro idioma qualquer.

Desafio: 0 (10 XP)

 

Desprezar Obstáculos. Ao se concentrar nos dons de seus olhos, zaori minerador pode ter uma noção dos movimentos de uma criatura atrás de objetos e ignorar parte dos obstáculos a sua visão. Seus ataques ignoram meia cobertura e três quartos de cobertura fornecida por objetos.


Encontrar Tesouro. Uma vez por semana, zaori minerador pode conjurar a magia Localizar Objetos, descrevendo que está buscando um tesouro na região. A área da magia aumenta para 1 km e a magia vai localizar o tesouro de maior valor na área. Se o tesouro estiver dentro de uma estrutura ou formação natural, a magia vai mostrar a entrada mais próxima do local. Zaori minerador não precisa saber o que é o tesouro, que pode ser um objeto ou conjunto de objetos, até mesmo veios pedras ou metais preciosos, contanto que tenha o valor total mínimo de 100 PO.

Se zaori minerador usar o tesouro encontrado em causas egoístas, ele ficará cego durante um número de dias igual ao valor em peças do ouro do tesouro ou até cumprir os serviços dado pela magia Missão conjurada por um clérigo de uma divindade benigna, além disso só a magia Desejo pode remover a cegueira.


Ver a Verdade. Zaori minerador tem vantagem em teste de habilidade e salvaguarda para discernir ilusões e mentiras.

 

Ações:


Picareta. Arma de Combate Corpo a Corpo: +2 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 2 (ld4) pontos de dano perfurante.

 

Zaori batedor

Humanóide (zaori), qualquer alinhamento


Classe de Armadura: 15

Pontos de vida: 22 (4d8+4)

Deslocamento: 9 m.

 

FOR DES CON INT SAB CAR

11 (+0) 16 (+3) 12 (+1) 10 (+1) 15 (+2) 11 (+0)

 

Perícias: Furtividade +6, Intuição +4, Natureza +4, Percepção +6, Sobrevivência +5

Sentidos: Visão no escuro 18 m, percepção passiva 16.

Idiomas: Comum e outro idioma qualquer.

Desafio: 1 (200 XP)

 

Audição e Visão Aguçadas. O batedor tem vantagem em testes de Sabedoria (Percepção) relacionados à audição e à visão.


Desprezar Obstáculos. Ao se concentrar nos dons de seus olhos, o batedor pode ter uma noção dos movimentos de uma criatura atrás de objetos e ignorar parte dos obstáculos a sua visão. Seus ataques ignoram meia cobertura e três quartos de cobertura fornecida por objetos.


Encontrar Tesouro. Uma vez por semana, o batedor pode conjurar a magia Localizar Objetos, descrevendo que está buscando um tesouro na região. A área da magia aumenta para 1 km e a magia vai localizar o tesouro de maior valor na área. Se o tesouro estiver dentro de uma estrutura ou formação natural, a magia vai mostrar a entrada mais próxima do local. O batedor não precisa saber o que é o tesouro, que pode ser um objeto ou conjunto de objetos, até mesmo veios pedras ou metais preciosos, contanto que tenha o valor total mínimo de 100 PO.

Se o batedor usar o tesouro encontrado em causas egoístas, ele ficará cego durante um número de dias igual ao valor em peças do ouro do tesouro ou até cumprir os serviços dado pela magia Missão conjurada por um clérigo de uma divindade benigna, além disso só a magia Desejo pode remover a cegueira.


Ver a Verdade. O batedor tem vantagem em teste de habilidade e salvaguarda para discernir ilusões e mentiras.

 

Ações:


Ataques Múltiplos. O batedor realiza dois ataques corpo-a-corpo ou dois ataques à distância

Espada Curta. Arma de Combate Corpo a Corpo: +5 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 6 (ld6+3) pontos de dano cortante.

Arco Curto. Arma de Combate a Distancia: +5 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 7 (ld8+3) pontos de dano perfurante.


 

Zaori Clarividente Celeste

Humanóide (zaori) médio, qualquer alinhamento


Classe de Armadura: 15 (couraça peitoral)

Pontos de vida: 104 (16d8 + 16)

Deslocamento: 9 m.

 

FOR DES CON INT SAB CAR

12 (+1) 12 (+1) 14 (+2) 13 (+1) 18 (+4) 13 (+1)

 

Perícias: Arcanismo +4, Historia +3, Intuição +10, Percepção +10, Persuasão +4, Religião +3

Sentidos: Visão no escuro 18 m, percepção passiva 20.

Idiomas: Comum e outro idioma qualquer.

Desafio: 5 (200 XP)

 

Conjuração. O clarividente é um conjurador de 11º nível. A habilidade de conjuração é Sabedoria (CD de resistência de magia é 15, +7 para acertar com ataques mágicos). Ele possui as seguintes magias de clérigo preparadas: Truques (À vontade): Chama Sagrada, Estabilizar, Luz, Orientação. 1º Nível (4 espaços): Auxílio divino, Detectar o Bem e o Mal, Detectar Veneno e Doença, Palavra Curativa, Raio guiador. 2º Nível (3 espaços): Encontrar Armadilhas, Localizar Objeto, Oração Curativa, Ver o Invisível, Zona da Verdade. 3º Nível (3 espaços): Clarividência, Dissipar Magia, Falar com os mortos, Indetectável, Sinal de Esperança. 4º Nível (3 espaços): Localizar Criatura, Defensor da fé, Olho Arcano, Presságio. 5º Nível (2 espaços): Comunhão, Missão, Vidência. 6° Nível (1 espaço): Encontrar o Caminho, Visão da Verdade.


Desprezar Obstáculos. Ao se concentrar nos dons de seus olhos, o clarividente pode ter uma noção dos movimentos de uma criatura atrás de objetos e ignorar parte dos obstáculos a sua visão. Seus ataques ignoram meia cobertura e três quartos de cobertura fornecida por objetos.


Encontrar Tesouro. Uma vez por semana, o clarividente pode conjurar a magia Localizar Objetos, descrevendo que está buscando um tesouro na região. A área da magia aumenta para 1 km e a magia vai localizar o tesouro de maior valor na área. Se o tesouro estiver dentro de uma estrutura ou formação natural, a magia vai mostrar a entrada mais próxima do local. o clarividente não precisa saber o que é o tesouro, que pode ser um objeto ou conjunto de objetos, até mesmo veios pedras ou metais preciosos, contanto que tenha o valor total mínimo de 100 PO.

Se o clarividente usar o tesouro encontrado em causas egoístas, ele ficará cego durante um número de dias igual ao valor em peças do ouro do tesouro ou até cumprir os serviços dado pela magia Missão conjurada por um clérigo de uma divindade benigna, além disso só a magia Desejo pode remover a cegueira.


Ver a Verdade. O clarividente tem vantagem em teste de habilidade e salvaguarda para discernir ilusões e mentiras.

 

Ações:


Cajado. Arma de Combate Corpo a Corpo: +4 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 4 (ld6 + l) pontos de dano contundente.

Chama Sagrada. O alvo deve fazer um salvaguarda de destreza CD 15. Se falhar, sofre 17 (3d8+4) pontos de dano radiante. O alvo não tem benefício algum de cobertura para essa salvaguarda.

 
 

Imagem: Thales Molina, com edição por Rafael Gomes.


Fontes de pesquisa:

ALVES, Januária. Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro. 1ª Edição. São Paulo: FTD: SESC Edições, 2017.

ALVES, Maria José. Lendas e Mitos do Brasil. Belo Horizonte: UFMG. 2007.

BAVARESCO, A. ; BORGES, L. ; WEIZENMANN, Mateus. Recepção da tradição indígena na literatura de Simões Lopes Neto. Razão e Fé , v. 7, p. 163, 2005.

CASCUDO, Câmara. Geografia dos Mitos. 1ª ed. São Paulo: Global editora. 2012.

GRANADA, Daniel. Reseña Histórico-Descriptiva de Antiguas y Modernas Supersticiones del Río de La Plata. Montevidéu: A. Barreiro y Ramos, 1896.

REIS, Nelson Ricardo. Augusto Meyer: o discurso poético na crítica literária. O eixo e a roda: v. 19, n. 1. Belo Horizonte: UFMG. 2010.

SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil Colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1986

NETO, Simões L. Contos Gauchescos e Lendas do Sul. Porto Alegre: L&PM Editores. 2013.


2.468 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page